Apresentação.

O Objetivo da obra “2300 anos de Fotografia” é aguçar a curiosidade e o senso de investigação que habita dentro de cada um de nós, estimulando o estudante ou profissional a se aprofundar nos conhecimentos sobre os mais variados processos fotográficos e seus respectivos criadores, que são mostrados detalhadamente pelo professor e engenheiro Luiz A. Paracampo. Nos dias atuais, onde o imediatismo, a falta de tempo e até um pouco de preguiça predominam em muitas pessoas, fala-se sobre obsolescência de idéias tais como as que aqui apresentamos.

Para estes que ignoram que o estagio atual é sempre oriundo de uma etapa anterior, cumpre lembrar que a Física, a Química e a Matemática que regem todas as fórmulas e leis do Universo, sempre foram as mesmas través de todos os tempos e o serão até o Fim. A obsolescência não passa de um processo comercial, uma vez que se V, não sabe como se fez não sabe como se faz e não saberá como fazer ou decidir como será.

A Ciência Tecnológica caminha de mãos dadas com a História. Por isto se diz que aquele que não conhece o que aconteceu estará condenado a repetir os mesmos erros.

Hoje em dia a fotografia digital ganhou uma proporção nunca antes imaginada, todavia convém lembrar que a primeira estratégia de levar a fotografia digital aos conhecedores mais evoluídos não deu certo, pois a mesma foi de imediato rejeitado pelo público erudito. Ao colocá-la nas mãos de inexperientes passou a ter um alcance quase que ilimitado, exatamente como pensam e agem os dirigentes demagogos ao investir na ignorância! ---Hoje vários produtores lentamente retomam suas atividades de outrora para satisfazer demandas reprimidas.

Já que não é necessário pensar, basta apontar a câmera do “smartphone” e clicar... nós agimos assim de modo automático, mero condicionamento mecânico, onde uma aparente vantagem em “ganhar-se tempo”, sem precisar pensar, nos dá a falsa sensação liberdade de fazer as coisas sem saber o porquê, não há questionamento, tudo fica no automático e aquele senso de investigação tão natural no ser humano acaba se perdendo, e inclusive a própria imagem captada.

A obra evidencia uma experiência na observação de uma grande quantidade de jovens com interesse em conhecer as raízes da fotografia, aos quais é a obra dedicada, que em caráter holístico na qual são também descritos os detalhes e méritos da fotografia digital, sem esquecer que as origens históricas da fotografia se confundem com a própria história da humanidade.

O autor, que reuniu o aprendizado de uma vida em quatorze anos de trabalho consciente,   potencializa o Conhecimento, e sua difusão, como elemento principal da Ciência geral, mostrando que a Felicidade pessoal e coletiva estão contidas no Aperfeiçoamento, que gera o Progresso, e... no Encontro da Cidadania de cada um que nos traz a Paz e a Ordem Naturais através da visualização das inúmeras possibilidades descritas,  quer nos Processos Alternativos, quer nas explicações dos princípios construtivos dos muitos equipamentos descritos.

A obra, além de dirigida a colecionadores e amantes da fotografia e todo o Mundo, --- Única em português, e pioneira em qualquer parte do mundo, ---Congrega um caráter histórico e didático complementar às Instituições de Ensino Médio e Superior, ---Cumprindo inclusive um Objetivo Social Maior, uma vez que é especificamente enfocada para sua difusão através de curso de acesso irrestrito, ---Mexendo com a mente dos participantes que passam a ser iluminados pelo empreendedorismo nas esferas da Ciência, da Arte, da Técnica, das Indústrias Manufatureira e Comercial em caráter artesanal, cumprindo a um só tempo as lacunas da realização pessoal e coletiva com uma natural geração de empregos e renda para o Estado e a Comunidade.

 

Histórico.

A produção deste livro já era um sonho antigo, que surgiu em 1960 ao conhecer as técnicas de laboratório P/B e saber da invenção da fotografia no Brasil em tempos ainda anteriores a Daguerre, e se aperfeiçoar no primeiro curso em cores em 1963, o Prof Paracampo era ainda um estudante do curso secundário.

No ano de 1989, sesquicentenário da fotografia, ao conhecer o Sr. Abel Alexander fundador da  Sociedad Ibero-Americana de la Historia de la Fotografia e do Museo Fotográfico y Archivo Historico "Adolfo Alexander", que sem dúvida foi elemento fundamental ao demostrar da necessidade e pelo constante incentivo em criar uma obra sobre fotografia sob um novo olhar histórico.

A partir de 2004, à partir da experiência adquirida em uma vida, o Prof. Paracampo decidiu reunir materiais e formar uma equipe inicial destinada a criar uma obra única destinada a desvendar os segredos da fotografia, e ao mesmo tempo torná-los acessíveis a quaisquer indivíduos interessados.

Na obra, demonstramos que a grande conquista, a realização da Fotografia, perseguida desde a criação do Homem no planeta Terra, sofreu muitos percalços, e oposição de outros pensadores, tais como o famoso filósofo Confúcio (551 a.C. 479 a.C.) e até René Descartes (1596-1650) que julgavam a visão como obra Divina e intrinsecamente ligada à vida e que jamais poderiam ser alcançadas pelo Homem. Assim, Descartes diferenciava o oeil (olho – o orgão) e regard (olhar – a observação), Lembrando que este último seria um dom pessoal impossível de ser registrado. Mesmo após a fotografia ser alcançada pelo público, muitos pensadores influentes a negavam em seus primeiros tempos.

Luiz Antonio Paracampo Filho
Especialista em Engenharia:

Metalúrgica,

Econômica,

Eletrônica,

Biomédica,

Projetista e Assessor em Mecânica Óptica e Eletrônica.
Residência: Rio de Janeiro, Brasil

 

Realizações:

1959- Concebeu a câmara NOVA-CON colocando um espelho móvel no corpo de uma “Leica I” (síntese da Contax S com Leica 1ª geração)

1962- Observou sua idéia já existir e ser comercialmente um sucesso: A câmara “Zenit”

1967- Revisão e teste de câmaras em pré-venda para garantia ao consumidor. - Adotado pela Empresa T.O.E. de Londres

1975- Câmara Zenit no mercado brasileiro

1989- Apresentação do sistema “Daguerroótipo Século XXI”

1990- Lomografia:  Câmara LOMO LC-A no mercado brasileirob

1990- Apresentação Câmara VERTEX (com Diploma Internacional)

2007- Co-fundador de USSRPhoto fórum

2007- Sugeriu o re-lançamento da Lubitel + de nova geração.

 

https://www.lomography.com.br/magazine/79160-lubitel-love-from-waist-level-chapter-26-lubitel-experts-luiz-antonio-paracampo-filho

Objetivos.

# Primeira aproximação:

 Com objetivo de documentar, preservar e deixar como legado as atividades e momentos os quais vivenciavam, todas as civilizações no planeta Terra, se ocuparam em dado momento em fazer com que as imagens observadas por seus olhos também fossem vistas por outras pessoas, então desde os primórdios da humanidade, a criação de algum tipo de imagem artificial que pudesse retratar tais momentos passou a ser objeto de incansável busca no ser humano. A capacidade de se expressar, que somente o ser humano possui, nos outorgou a obrigação de transmitir às gerações futuras, através de imagens, seja por meio de palavras ou gravuras, as rotinas diárias de cada civilização, que permitiam a cada uma ter o seu próprio “manual de instruções”, de modo a sobreviverem e prosperarem, mas também mostravam os momentos de alegria e de tristeza, pelo qual todos passamos,  algo que  nos torna  inexoravelmente diferentes dos outros seres vivos, com responsabilidades, deveres e direitos;  mas  tudo isso teria que ser repassado  a fim de preservar a espécie humana. Os povos que prosperaram ao longo dos séculos deixaram uma larga herança cultural, científica e espiritual, expressas de diversas maneiras, algo que possibilitou às gerações mais modernas a evoluírem. Nesse contexto, é claro que sem as formas de expressão, nada teria acontecido e estaríamos ainda vivendo em cavernas. Nós humanos interagimos com o mundo através dos sentidos, e o sentido da visão é sem dúvida alguma o mais impactante, por isso a necessidade de se expressar através de imagens e é esse o ponto fundamental desta obra que você leitor tem em mãos, 2300 anos de  Fotografia  não contamos  apenas  histórias de pioneiros na descoberta da imagem artificial e seus meios de obtenção e  sim   a história da fotografia  como um instrumento de evolução e preservação da espécie humana. 

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# Tema:

1) Linha do Tempo.

2) Cientistas que contribuíram para a exequibilidade da técnica e da arte desde o primeiro anúncio da possibilidade da formação artificial da imagem. (séc. III AC).

3) Descrição detalhada de todos processos fotográficos alternativos conhecidos e divulgados. Físicos, Químicos, Físicos- Químicos e Eletrônicos. -Reais e Virtuais- com ênfases nos séculos XIX XX e XXI.

4) Descrição dos equipamentos necessários para tal. Seus princípios e fundamentos – metodologias aplicadas.

5) Descrição do organismo de visão com suas propriedades. Descrição da energia radiante -A luz , com sua propriedades e princípios gerais da óptica.

6) Simulação dos feitos anteriores através da análise e sintetização das cores e dos processos estereoscópicos. Mecanismos e processos conhecidos para a visualização óptico-cerebral.

- Enfim uma descrição da imagem sem subterfúgios mostrando o que se conhece até os dias de hoje, abrindo o acesso a todos os interessados sobre o acúmulo de conhecimentos legados à humanidade.

# Apresentação do projeto

O projeto se apresenta numa obra em 13 volumes totalizando aproximadamente 5200 páginas a cores em papel liso tipo couché sem brilho para melhor visualização das imagens, das cores e menor fadiga visual. A obra é separada em três módulos de acordo com o enfoque de assuntos e dois ou três tomos em cada módulo.

# Resumo do projeto em poucas palavras

A obra tem por fim reunir os conhecimentos na área fotográfica e formação artificial da imagem num centro de referência, servindo como divulgação dos assuntos confluentes, servindo como ponto de partida para pesquisas mais aprofundadas. A obra é seguramente única no mundo e em língua portuguesa, o que facilita o acesso às tecnologias estabelecidas principalmente em países de língua lusofônicas e escassas nos países de língua latina de modo geral.

# Pontos de relevo a respeito do projeto

Conhecimento da história da fotografia sob o ponto de vista dos elementos de tecnologia existentes, induzindo o exercício da mente dos leitores do texto e orientando-os à criação de arte através do emprego dos processos descritos.

Desmistificar a tecnologia e o “Modus Faciendi” com o objetivo de quebrar o monopólio dos grandes fabricantes fazendo ressurgir através de um processo de atomização com pequenos fornecedores que possam suprir as necessidades do mercado mundial.

# Público alvo

*Pessoas de todas as idades interessadas em conhecer a ciência.

*Jovens que queiram se desenvolver em novas áreas de conhecimento.

*Especialistas nas áreas de engenharia, química e física que queiram estender e aplicar seus conhecimentos.

*Escolas e cursos de fotografia que desejem experimentar processos alternativos.

*Pessoas que desejem participar de um hobby, e para isto formar uma inserção social em prol da cidadania.

*Em especial, criar um novo mercado pela inclusão de novas alternativas de mão de obra.

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Áreas de atuação – Socioeconômicas

 

A obra fornece os meios básicos necessários para que os leitores possam desenvolver suas mentes no sentido de construir e conhecer as leis da física, da química e dos fundamentos científicos dirigindo-se à construção de uma câmara fotográfica totalmente operacional (que poderá ser usada com êxito empregando-se materiais comerciais existentes no mercado) consolidando o conhecimento dos princípios de energia necessários para a formação da imagem sobre superfícies fotossensíveis. Com múltiplas derivações, para novos usuários do sistema analógico que podem empregá-los em novos destinos, incluindo produção de matérias fotossensíveis com metodologias simples e de sensibilização de superfícies e alguns acessórios manuais que poderão vir a eclodir como uma nova alternativa e lugar-comum no crescente mercado de artesanato doméstico, tais como cerâmica, miniaturas, bordados e pinturas.

De forma alternativa, este projeto pode ser aplicado diretamente a alunos de escolas secundárias, de cursos técnicos e de universidades nas cadeiras de engenharia, física, química, comunicação, jornalismo, história, entre outras, tornando-se uma opção para a ampliação do conhecimento geral nas mais diversas áreas de formação.

O corolário desta obra consiste em despertar na coletividade a ânsia pela ciência em suas múltiplas matérias, de forma clara e segura para a educação. A fotografia é a ciência mais abrangente do mundo, pois englobam conhecimentos de engenharia, mecânica, óptica, química, física, eletrônica, arte em vários níveis, arquitetura e estética, documentação, incluindo desde os mais simples ofícios de marcenaria aos complexos princípios da física atômica manifestados desde os primeiros daguerreótipos aos complexos filmes de grafeno que hoje são estudados. Afinal, a fotografia é a mais complexa das ciências, pois desde o vislumbre até sua realização foram necessários nada menos do que 2300 anos!

Historicamente o Grande Desenvolvimento Técnico e Científico da Humanidade, adveio após a difusão da Fotografia !   A intenção desta coleção é despertar o interesse pela tecnologia através do potencial oferecido pela fotografia, criando um objetivo elevado que motive as gerações em formação, bem como as gerações capazes de instruir e mobilizar o país para um desenvolvimento tecnológico e intelectual independente e auto-sustentável.

Ø o interesse pelo conhecimento científico;

Ø o despertar pela pesquisa de tecnologias paralelas levadas a efeito no período de vigência da fotografia analógica;

Ø a elevação do nível intelectual dos interessados, a ponto de gerar nestes o acesso e a propagação dos conhecimentos;

Ø espaços para novos artistas e técnicos especializados;

Ø geração de consciência fotográfica, que vá além do simples uso da fotografia sem seus próprios fundamantos básicos.

E, como elementos corolários:

Ø incentivar a formação de professores e educadores que tenham interesse em transmitir seus conhecimentos e experiências;

Ø gerar intercâmbio entre escolas de nível médio e universidades;

Ø criar espaços para oficinas práticas, no estilo “aprenda fazendo”, e consolidar as experiências teórico-práticas fixadas por meio do processo de aprendizagem;

Ø difundir, pelo estabelecimento de princípios curriculares, o incentivo para a formação de novos núcleos similares de divulgação científica e prática;

Ø criar atrativos visando, também, o desenvolvimento do conhecimento e a implantação da óptica como especialidade de suporte em instituições de níveis médio e superior;

Ø formar um mercado de conhecedores e, assim, criar a base para a implantação de indústrias ou cooperativas no setor, o que, automaticamente, gerará empregos e riqueza para o país e automática redução da violência no país.

Ø Criar mão de obra especializada e empregos de caráter particular ou público promovendo a cidadania entre as pessoas.

A divulgação dos cursos públicos propostos poderá ser feita através de anúncios e comerciais veiculados nos meios de comunicação tradicionais, tais como jornais, revistas, rádio, televisão e em salas de cinemas espalhadas pelo país. Como meio auxiliar, mas não menos importante, tendo em vista o número crescente de usuários a cada dia, a divulgação será feita também pela internet, através de redes sociais, como Facebook, Twitter, Google+, Myspace, Hi-5, Bebo, Youtube, LinkedIn, Tumblr, Flickr, fóruns e blogs voltados ao segmento fotográfico.

A reabilitação das técnicas fotográficas é perfeitamente possível. No alvorecer da era fotográfica o fotógrafo dedicado produzia Todos os Produtos Necessários a partir de insumos encontrados no mercado. A indústria cervejeira artesanal que se desenvolve em nossos dias é uma prova real de que somos independentes e não necessitamos estar atrelados a grandes fornecedores internacionais para realizarmos nossos sonhos.

De forma paralela, almejamos a reabilitação do tradicional fotógrafo lambe-lambe que, já tombado como patrimônio intelectual, poderá ter seu operador enquadrado como funcionário das prefeituras, e através de inteligente administração de tecnologias analógicas modernas, poderá realizar instantaneamente fotografias por preços baixos, tendo em vista que este poderá ser financiado por empresas do setor da fotografia que veicularão ainda, in loco, sua marca. Trata-se da propaganda de rua. E mais: serão realizadas exposições de fotógrafos contemporâneos de renome, ocasião em que serão pormenorizados todos os detalhes das câmaras utilizadas pelos profissionais.

 

Nos dias de hoje, infelizmente, somos vítimas da propaganda enganosa universal. Esta substituiu a ciência, o conhecimento e a pesquisa individual. O homem passou a ser refém do capital e dos monopólios. Ele não possui mais opção para o consumo. Empresas e indústrias com o intuito único de enriquecer e concentrar renda produzem artigos que cada vez mais rapidamente se transformam em lixo doméstico. Produtos rapidamente perecíveis e obsoletos que poluem e devastam o meio ambiente, além de alterarem a mente do ser humano. Produtos que, não fosse o nível intelectual raso e descompromissado do consumidor, seriam inviáveis à comercialização. Percebemos, nesse universo voraz, a substituição da mão de obra pelos robôs, o que tem gerado crescente situação de desemprego. A preservação da história e do conhecimento, infelizmente, passa a ser fator secundário. Enfim, o homem tem desprezado o homem.

O momento para o resgate da história da fotografia é este. Não se pode mais postergar o lançamento de projeto de tamanha envergadura, sob pena de perdermos todo o liame histórico e cultural que o registro de imagens tem nos proporcionado.

Todo o projeto (livro, cursos, protótipos, organização de exposições, oficinas e workshops) forma o conjunto de informações mais completo e atual de todos os tempos sobre a história da fotografia e o mecanismo de câmaras fotográficas. Uma publicação única. Um manual para o leigo, para o profissional fotógrafo, para quem atua no mercado de fotografia ou para conhecimento geral,servindo até para o âmbito da pesquisa social durante os tempos.

A observação comportamental dos novos usuários de fotografia confirma a importante necessidade pela criação do estabelecimento de uma didática sistêmica, que venha preencher a grande lacuna na busca pelo conhecimento da evolução da tecnologia fotográfica. Através deste método, a pessoa adquirirá conhecimentos abundantes e de forma simples sobre as diversas etapas vividas pelos inventores e pesquisadores, e construirá, de próprio punho, uma câmara fotográfica clássica.

Em outra etapa do projeto proposto poderemos fornecer conjuntos para a montagem de uma câmaras fotográficas especializadas de qualidade, o que agregará maior valor ao produto e agradará sobremaneira cada participante dos seminários realizados. A introdução da tecnologia digital trouxe a idéia da câmara descartável e, consequentemente, da imagem que não satisfaz. Daí a curiosidade em conhecer outras técnicas.

Nossa proposta, ainda, é levar o sistema didático a todas as comunidades carentes, o que fará com que jovens fascinados por armas de fogo e de poder mudem o foco e manifestem sua demonstração de poder tornando-se profissionais capacitados numa arte milenar: a fotografia.

Todo este material visa restabelecer a fotografia analógica no mercado. Não no mercado forçado, como no passado recente – em que a meta dos grandes fabricantes sempre foi direcionada a lucros vorazes que, consequentemente, culminou por seu exaurimento –, mas num mercado de trabalho em que a divisão do conhecimento multiplique o universo de pessoas preparadas para novas modalidades e alternativas de profissionalismo, com rendimentos oriundos de suas próprias atividades. Para tanto, nosso vasto conhecimento e nossa experiência acumulada ao longo de vários anos é o diferencial na proposta ora apresentada.

 

Corolários voltados a professores e experimentadores:

Cursos de História da Fotografia com vídeo conferencia.

Procedimentos em Teoria e Prática Técnico Fotográficos em vídeo conferencia e experimentação.

Processos alternativos com vídeos específicos e experimentações locais.

Workshops:

Demonstrações dos processos pioneiros e princípios da fotografia para crianças e iniciantes.

Difusão do conhecimento existente para desenvolvimento de novas criações.

Na área técnica:

Na área artística:

Aplicações físicas e químicas com os conhecimentos difundidos:

 

 

Workshops:

 

Workshop para Construção da Stenopan 140.

Workshop para Construção da Elica.

Workshop para Constução da Honeyflex.

Experimentos na área de óptica.

Experimentos na área da fotosensibilidade.

Outras aplicações dos conhecimentos gerais.

 


 

Metas ou estágios:

# Escolha dos Temas para compor a obra. – Escolha da bibliografia.

# Redação e digitação dos textos.

# Revisão ortográfica.

# Arte para montagem das páginas e distribuição de assuntos.

# Gerar e-book e livro físico.

# Criar plataforma para impressão.

# Promover Registro ISBN e Propriedade Intelectual.

# Desenvolver conhecimento e divulgação da obra, e preparar treinadores de professores na matéria.

# Inicialmente em cursos de fotografia, escolas e universidades.

# Tornar a obra única como patrimônio cultural da humanidade.