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Numa certa época estive envolvido com meu amigo Sílvio, com a instalação de som para chamadas e música ambiente em hospital da rede pública. Eram pequenas caixas com alto falante de 6” e um transformador casador de linha de 70V  do tipo que apresento abaixo. Cada caixa levava um falante de seis polegada bem convencional eram modelos Bravox amarelinhos da linha auto motiva. Então veio à baila a historia dos famosos “16 Fabulosos” que havia sido publicado na Eletrônica Popular há algum tempo. No hospital necessitava-se também sonorizar o auditório de conferências e se discutiu a compra de colunas de som para sua instalação. Nesta ocasião resolvemos experimentar os “16” e observar o seu comportamento.   Naquela ocasião tínhamos em estoque mais de 100 caixas que seguramente não iriam ser usadas em sua totalidade. Foi facílimo montar um protótipo experimental. Juntamos 16 caixas conforme a figura seguinte, ligamos como 8 Ohms diretamente ao amplificador Philips e ouvimos um destes programas de FM da extinta JB. Nunca um amplificador de estado sólido havia dado tal desempenho. No Auditório foram montadas duas caixas como no desenho do projeto, em forma radial.

 

De maneira alguma poderemos considerar um projeto barato, pois não se poderão usar alto-falantes baratos, mas é sem dúvida um excelente projeto. Obviamente é mais um descendente da Suspensão Acústica e um projeto mais positivo que esta.

- Por quê?  Diria você... Porque é favorecido por uma maior área vibrátil e menor relação volume / área vibrátil favorecendo o efeito elástico da compressão do ar, Por outro lado a quantidade distribuída de bobinas móveis propicia também a menor incursão dos diafragmas favorecendo mais ainda o rendimento na reprodução de sons bem tênues e claramente evitando sobrecarga e distorção nos sinais fortes.  Depois de tudo isto, um detalhe a mais, Inteligibilidade e Dispersão uniforme do som. Maior eficiência que as AR, porém com menos graves profundos.

As caixas foram construídas com reforços internos e utilizadas no teto distribuindo excelentemente som estereofônico em um ambiente de aproximadamente 145m2.

 

Os desenhos abaixo bem relatam nosso projeto.

 

 

 

 

 

Modelo de caixa de chamada  e som ambiental com falante de 6”.

 

 

Junção das 16 caixas par teste do primeiro protótipo.

 

 

Diagrama esquemático da montagem

 

 

 

 

Dimensões do painel frontal

 

 

 

Diagrama de ligações

 

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Antecedentes

 

The Sweet Sixteen

Ou os dezesseis Fabulosos.

 

Estes artigos realmente me inspiraram para o projeto apresentado mas também inspirou  Roger-Russell wm suas colunas de áudio. Os “Doce Dezesseis” que ficaram conhecidos aqui no Brasil como os “Dezesseis Fabulosos”, foi originalmente publicado num artigo de Jim Kyle na Popular Electronics, Janeiro de 1961, e no mesmo ano na revista Eletrônica Popular. Toda a temática girava em torno de dezesseis falantes de cinco polegadas numa ligação serie paralelo. O artigo foi considerado o melhor do ano em Alta fidelidade e ganhou um premio em Novembro do mesmo ano. Foi muitíssimo comentado e a venda de falantes do gênero aumentou consideravelmente à época. Nos USA a venda chegou aos 12.000 falantes apenas para montagem do projeto.

 

 


 

Roger Russell ficou intrigado com a resposta de freqüências deste gabinete e resolveu montá-lo a razão principal seria comprovar a resposta nos 20Hz e porque o número 16 em unidades .  Ficou admirado com a resposta de médios sem sobrecarga dai o nome Doce Os falantes foram comprados na Becker Electronics de East Durham, NY, pelos bons preços oferecidos. Os resultados excederam as expectativas. Este adendo de Roger Russell, pude comprovar pessoalmente e sem duvida era o melhor item em relação preço qualidade oferecido naquele tempo. E os falantes eram simples. Nada de suspensão acústica, nada de grandes bobinas fios e cones especiais. Hoje em dia ainda o pequeno sistema pode surpreender e ser ate melhor que outros sofisticadíssimos sistemas de milhares de dólares.

 

 

Obviamente faltavam altas freqüências no sistema assim em abril de 1961, Jim escreveu seu segundo artigo na Popular Electronics. O título “Sweeter with a Tweeter.” Ficou pela Eletrônica Popular “Adicionando um tweeter nos Dezesseis Fabulosos” desta forma o gabinete estendia a resposta de 10kHz a além dos 16 kHz. O tweeter foi colocado no centro da parte superior da caixa entre as duas fileiras de falantes do sistema. Um potenciômetro em série com o tweeter ligado ao sistema por um capacitor de 10uF controlava o nível de agudos. A foto mostra a colocação de tweter tipo corneta.

 

 

 

 

Na seqüência do sucesso, Jim escreveu um terceiro artigo “Stereo Sixteen Plus Four.” “Estéreo Dezesseis Mais Quatro” Usando os mesmos falantes de 5” mais dois tweeters por canal num gabinete único com os falantes em angulo voltados para trás. O sistema lembra o Bose 901 mas neste caso é um gabinete único para estereofonia veja: http://www.novacon.com.br/audioafca2gu.htm e seguintes.

 

Como resposta aos “Sweet Sixteen”, James Novak da Jensen escreveu um artigo de sete paginas intitulado “Desempenho de conjuntos de alto-falantes em ligações Série - Paralelo” publicado na Audio Magazine de setembro de 1961. O artigo continha tabelas e curvas de resposta e explicava a existencia de perdas em baixas e altas freqüências  no arranjo do “Sweet Sixteen” devido às distancias dos falantes direcionabilidade os falantes individuais etc., assim existe muita história por traz deste projeto. Contudo muitos efeitos mencionados por Novak são aplicáveis nos projetos das colunas de som.

 

http://www.roger-russell.com/columns/columns.htm

 

 

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