2A3 

O Triodo da Emoção

 

 

 

Ao ouvir um amplificador com as 2A3, V.sentirá imediatamente um novo universo da eletrônica até então desconhecido.

Será então seu novo ponto de referência na busca da perfeição.

Atualmente são produzidas várias versões de 2A3 a de placa simples Semelhante à original de 1933, porém mais reforçada, e mais parecida com a #300B, a de dupla placa variante de 1935 e a de placa simples fabricada em carbono para alta durabilidade (ano 2002). Todas possuem igual curva de resposta, mas soam algo diferente. A preferência dos audiófilos recai nas de placa de carbono.

A seguir apresentamos dois circuitos propostos pela RCA; o primeiro que nos chamamos de Classic 30 é uma atualização do circuito original apresentado logo após o lançamento das 2A3 em 1935, por isso mesmo chamado de ”30”, invocando a década de seu lançamento comercial. Na época, os triodos #45 e #50 reinavam soberanos e a 2A3 surgiu como uma melhora das 45 com a qual era totalmente compatível com características próximas às #50 a preços mais baixos.

Os triodos de saída eram as opções para alta qualidade de áudio. Apesar de já serem conhecidas as propriedades da realimentação negativa esta não era usada, dada a baixa eficiência das válvulas de então. Na verdade, ainda hoje não se usa praticamente realimentação negativa em circuitos de triodo, a menos que se queiram modificar as respostas espectrais dos amplificadores, pois os triodos possuem naturalmente baixíssima distorção e baixa resistência interna tornando-os ideais para amortecimento adequado nos alto falantes. Em 1936 e 1937 foram lançadas as 6L6, a KT66 , a 807 e a 6V6 e KT61 que eram as primeiras válvulas de feixe dirigido. Estas podiam com a mesma tensão de excitação e alimentação produzirem (com distorção) cinco vezes mais potência que as 2A3, isto diminuiu automaticamente o mercado das mesmas servindo apenas para os puristas e músicos.

 

Após a Segunda Guerra houve uma espécie de renascimento em aparelhos de qualidade novamente com a 2A3, isto pela melhora das gravações que já ensaiavam o mercado de alta fidelidade. Visando este mercado a Phillips lançou em 1949 a EL60 de alta qualidade, um pentodo de saída versátil, mas que exigia uma base loctal de 9 pinos. Este foi o empecilho de sua venda e aceitação. A Mullard pegou esta mesma válvula e aplicou-lhe uma base octal bem conhecida de todos. Foi um sucesso. Nascia a EL34 base de quase todas as alta fidelidades valvuladas desde então. Podia ser ligada como pentodo ou verdadeiros triodos de “placa entelada” (mesh plate) sem emissão secundária. Em 1953 nascia o transformador de saída ultra linear também conhecido como enrolamento de carga dividida que possuía as qualidades dos pentodos em potência e se aproximava aos triodo na qualidade de som. Serviu para matar o desenvolvimento das 2A3 e de quebra as #300 que eram usadas profissionalmente. Nos tempos de ressurgimento, a RCA lança novamente um interessante circuito que originalmente foi desenvolvido para musica ambiente nas suas próprias fábricas com uma unidade para microfones para anúncios importantes e chamadas internas. A este circuito chamamos de “Classic 50” em alusão aos anos de lançamento.

 

 

Fonte de alimentação para todas as variantes.

O transformador em separado visa a adaptação universal para as válvulas de saída sejam elas 2A3, 6B4,EL34 ou #300.

Pode-se ainda também usar a versão EL156 da Telefunken. Para um só canal, poderemos usar o transformador de força de 150mA. Na versão estéreo recomendamos o transformador para 300mA. Neste caso a retificadora recomendada seria a #274 atualmente de fabrico Shuguang  no lugar da 5U4, ou utilizar duas 5U4 em paralelo..

 

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Abaixo dois amplificadores descendentes diretos dos kits EICO HF60 que originalmente usavam EL34 em conexão pentodo Ultra linear e inversor Long Tail. Segundo Dmitry Nizhegorodov, a EF86 replica uma 6J7 em conexão pentodo e uma 6J5 em conexão triodo, a escolhida para os circuitos apresentados.

Na primeira figura com as sucedâneas das 2A3, neste circuito usando 6B4G para eu não haja necessidade de uma nova fonte para filamentos, e na segunda versão utilizando as mesmas EL34/6CA7 em conexão de verdadeiros triodos, com catodos separados.

Na adaptação de Dmitry Nizhegorodov o amplificador continua utilizando os transformadores de saída de 6600 Ohms de impedância. Segundo Dmitry Nizhegorodov as baixas resistências internas dos triodos ou conexões triodo se encarregam adequadamente do amortecimento necessário havendo uma desprezível perda em torno de 5%.

A fonte de alimentação apresentada é comum a todos os amplificadores aqui descritos.

 

Primeira versão

 

Segunda versão

 

Sun Audio

 

 

Dados do transformador de saída 3,5/2,5 k Ohm – 8/16 Ohm

Ferragem:

EI 38 empilhamento 50mm

 

Dimensões do bobinado – 17 х 50 mm.

Primário – 2400 espiras fio #27. Três seções 5+10+5 camadas cada uma com 120 espiras. Reatância – 108 Ohms. Derivação na espira 2040 (3 panquecas antes do final) para 2.5 K Ohms.
Secundário com 120 espiras fio #21 para 8 Ohms e mais 42 para 16 Ohms. Duas seções de quatro enrolamentos paralelos. Todos os enrolamentos são montados em paralelo.
Reatância do secundário – 0,7 Ohms. Resistência do primário – 280 Ohms.
rendimento – 89%.

Aspecto do bobinamento do transformador de saída Sun Audio.

 

 

Um grupo persistente de audiófilos e músicos, porém nunca se separaram das 2A3 dadas suas características únicas de som, que na realidade não são reproduzidas por outras válvulas. Este pessoal praticamente causou o renascimento no Século XXI deste formidável elemento de mais de 70 anos! Os japoneses foram os primeiros em função da quantidade de Loftin-White lá construídos. Também os de saída simétrica. O mestre Engenheiro Shoichi Yashimoto nos sugere o circuito abaixo:

 

 

Shoishi Yashimoto apresenta um elaborado circuito de alta qualidade usando as famosas 2A3 e baseado no Classic 30, porém com as ECL82/6BM8 como impulsora em configuração Loftin-White. O mesmo circuito simplificado é demonstrado em nossa seção respectiva, mas agora com os detalhes da unidade amplificadora, fonte e unidade polarizadora em separado.

Em seu artigo são também apresentados os transformadores sugeridos com todas suas especificações técnicas, que a seguir transcrevemos.

 

 

As três figuras abaixo demonstram: o amplificador propriamente dito, o circuito de polarização e a fonte de alimentação separadamente.

 

 

 

 

 

RC-20 and RX-40-5 are R core type áudio driver and output transformers for push-pull type amplifiers. These product packaging areis made by Kitamura Kiden Co., Ltd., an originator of the R core transformer.
 

RC-20

?F0B7          Primary 1+1: Secondary 1.8+1.8 such as 6SN7 6BX7, 12BH7A, ECC99, 6AH4, 6BL7, 6CK4, 6J5, 6S4, 6BM8 triode connection, 6BK5 t-connection, 6F6 t-connection, 6L6 t- connection, 6V6 t-connection,

?F0B7          3.5 Kohms when the primary windings are connected in series

Os transformadores Softone utilizados no projeto original de Shoishi Yashimoto são modelos especiais encontrados apenas no Japão São produzidos a partir de limalha de ferro silício de alta permeabilidade impregnados em resina de carbono. Esta tecnologia praticamente zera a corrente de Foucault e as perdas por condutividade não ferro Por outro lado não possui magnetismo remanente não necessitando de entreferro algum (sem gap) tornando a curva de histerese idealmente quadrada, ainda mais, como a “ferragem” é dimensionada para 50 Watts, todo o sistema trabalha com uma larga folga de tolerância não havendo jamais perdas por saturação do núcleo. A eficiência de transferência ou transformação é também maior apresentando ampla resposta linear ao logo de um amplo espectro de freqüências. A montagem envolvente os faz assemelhar aos transformadores toroidais. Porém as dificuldades de construção e reparo são realmente muito grandes e seu custo não é baixo, apesar de menores que os toroidais de mesmo porte.    

 

Kitamura transformers:

RC-20

Type

Interstage transformer

Winding configuration

Primary 1 + 1 : Secondary 1.8 + 1.8

Primary drive impedance

Primary - two windings in series connection: Standard 3.5Kohms, supporting from 1Kohms to 5Kohms
Primary - two windings in parallel connection: Standard 1Kohms, supporting from 600ohms to 2Kohms

Secondary impedance

Secondary - two windings in series connection: Standard 10Kohms, supporting open operation (without load)


Secondary - two windings in parallel connection: Standard 2.5Kohms, supporting open operation (without load)

Frequency bandwidth

Primary & secondary in series connection: 10Hz to 32KHz (-2db) driven by 4V 3.5Kohms
Primary in series & secondary in parallel connection: 15Hz to 100KHz (-2db) driven by 4V 3.5Kohms
Primary in parallel & secondary in series connection: 8Hz to 30KHz (-2db) driven by 4V 600ohms

Primary & secondary in parallel connection: 8Hz to 100KHz (-2db) driven by 4V 600ohms

Primary inductance (H)

Primary - two windings in series connection: 30H at 5V, 50Hz

Primary maximum current

50mA(AC)

Primary maximum permissible DC current

30mA

Recommended primary DC current

20mA or below

Maximum passing voltage

Primary two windings in series connection: 200Vrms

Primary DC resistance

Primary in series: 74ohms, primary in parallel: 19ohms

Secondary DC resistance

Secondary in series: 146ohms, secondary in parallel: 37ohms

Dielectric withstanding voltage between primary and secondary

2KVAC

Maximum permissible voltage on primary

1KVAC

R core type

Type R50 50W R core

Shape

Enclosed in square case.
The same mounting dimensions as those of SOFTONE RW-20, RX-40-5 output transformers, and Tango NC-20

Connections

Lead wires

Overall dimensions & weight

W: 83mm, D: 78mm, H: 107mm, 1.5Kg

 

RX-40-5

Type

for Push-Pull

Output capacity

40W/40hz

Primary impedance

5,000 ohms, with UL tap (50%)

Secondary impedance

6 ohms

Frequency bandwidth

6hz to 65Khz (-1dB), input=4V, signal source impedance=5,000 ohms

Primary inductance (H)

290H(min.), 640H(max.)

Primary permissible DC current

210mA (for 2 tubes)

Primary permissible unbalanced DC current

5mA (recommended within 2.5mA)

Power loss (6 ohms load)

0.33db

Dielectric withstanding voltage between primary and secondary

2KV AC

Maximum permissible voltage of primary P-P

1KV AC

Core

Type R50 50W core

Shape

Enclosed in square case, the same mounting dimensions as those of Tango FX-40

Connections

Lead wires

Overall dimensions and weight

W: 83mm, D: 78mm, H: 107mm, Wt.: 1.5Kg
W: 3.27inch, D: 3.07inch, H: 4.21inch, Wt.: 3.3lbs.

Nogushi transformers:

PMC-1520H

PMC-1520H Choke

 

  DC Filter applications ,

  Inductance: 15H ,

  Maximum Current: 200mA ,

  DCR 125Ω ,

  Contact through cables ,

  Dimensions: 68X79X83 , (mm)

 

PMC-170M

PMC-170M Power Transformer

 

  Primary 100V ,

  Secondary 350V-320V-290V-0-70V-290V-320V-350V Dc170mA / 6.3V-2.5V 3A / 6.3V-2.5V 3A / 6.3V-5V 3A / 5V 3A ,

  EI Silicon Steel laminations ,

  Dimensions: 103X86X85 , (mm)

  SR・Horizontal type mounting ,

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Graças ao nosso correspondente Sergei Sergeevich, traduzimos as especificações dos transformadores usados Para a utilização de laminados EI de ferro silício de grão orientado, que os torna acessíveis ao construtor doméstico sem perda de qualidade.

Dimensões equivalentes para o impulsor e o saída.  

Ferro E: 118x80mm

Janela: 20x60mm

Ferro I: 118x20mm

Empilhamento: 60mm

Impulsor: 1:1.8

3.5K/2x 2.5K

Primário 1: 1096 espiras fio #22 duplo esmalte

Primário 2: 1096 espiras fio #22 duplo esmalte

Secundário 1: 1973 espiras fio #24 duplo esmalte

Secundário 2: 1973 espiras fio #24 duplo esmalte

Saída: 25:1

5.0K/8

Primário 1: 1308 espiras fio #20 duplo esmalte

Primário 2: 1308 espiras fio #20 duplo esmalte

Secundário 1: 52 espiras fio #17 duplo esmalte

Secundário 2: 52 espiras fio #17 duplo esmalte

 

 

Distribuição dos enrolamentos em ambos transformadores de áudio.

 

 

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Continua >>>>>>>>