Gabinete Único para Estereofonia

 

 

Em continuidade ás paginas http://www.novacon.com.br/audioafca2ka4.htm  e http://www.novacon.com.br/audioafca2ka5.htm  quando apresentamos gabinetes únicos para reprodução estereofônica, ensejávamos demonstrar a potencialidade em projetos de gabinete único para estereofonia. Um dos motivos do desinteresse no assunto é o fato de poucos utilizarem corretamente o sistema de duas caixas em seu ambiente doméstico, por em se tratando de gabinetes múltiplos como no caso da quadrifonia etc.

Vamos agora estender nossa visão demonstrando outras idéias de gabinetes únicos em diversos segmentos de dimensão e potência.  

Em minha vida tive oportunidade de vivenciar grande variedade de equipamentos, infelizmente não todos, mas mantinha o interesse em outros produtos que a literatura especializada divulgava. Anos atrás, as revistas eram sensivelmente mais técnicas e bem menos comerciais, mostravam os princípios de funcionamento e fundamentos do projeto ao invés de exaltar o fabricante patrocinador. Esta característica atual leva o potencial consumidor a uma grande confusão, justamente pela ausência de embasamento tecnológico, na hora de adquirir seu equipamento e acaba comprando uma porcaria, pois as casas comerciais preferem vender o mau ou pelo menos o deficiente para que o cliente uma vez em casa, não se satisfaça e o reponha em breve por um novo com novas deficiências e assim mantém a rotatividade de ganhar dinheiro a custa do desconhecimento de todos, do comprador, do vendedor, do fabricante, do atacadista etc., apregoando vantagens inexistentes que eles mesmos desconhecem.

Pela minha experiência onde um sem numero de aparelhos já passaram em minhas mãos, posso garantir como sendo a fórmula mais próxima da perfeição, para potências médio-baixas, as combinações que aqui apresentamos.   Os gabinetes citados nas paginas que mencionamos (os Paragon  e Metregon) são deveras interessantes, mas bem ao gosto americano da exuberante ostentação dos anos 60. Os europeus pensam de maneira diferente e se colocaram num segmento bem mais modesto, e acima de tudo eficientes, mas nem por isso menos entusiasmante.

Eis que eles demonstraram abertamente  equipamentos de som do tipo de radio estereofônicos com apenas uma unidade acústica, -O próprio gabinete do rádio. Infelizmente apesar de fábricas européias já estarem instaladas em nosso país nenhum destes aparelhos foi reproduzido aqui, nem pela Phiips, Telefunken ou a antiga Polydor posteriormente Tele-União provavelmente os componentes nacionais não se encontravam à altura de uma boa reprodução sonora. Estes rádios exigiam falantes da melhor qualidade que não eram também comuns entre os americanos na faixa de preço que os europeus se propunham.

 

Com base numa lógica experimental surgida no inicio dos anos 1930, nos chamados rádios capelinha, houve uma imediata aceitação em colocar o equipamento eletrônico no interior da caixa de som. Com o chassis por baixo e o falante por cima, a caixa era uma unidade monofônica é claro. Abaixo ilustramos com um magnífico receptor Zenith 6-S-330 de 1936.   

 

 

Zenith 6-S-330  vista frontal e interior traseira

 

O conceito continua perfeitamente vivo e usado profissionalmente em quase todos os amplificadores de instrumentos de hoje em dia (mas de cabeça para baixo - simplesmente por razões ergométricas).

O rádio V. usava sobre uma mesa e o amplificador de guitarra v. o usa no chão. Observem a concepção de gabinete aberto para som natural.

 

Amplificador de guitarra Laney VC-30 vista frontal e interior traseira.

 

 

Iniciamos a demonstração da possibilidade de caixas acústicas únicas para reprodução estereofônica a partir da existência dos rádios Saba Feiburg e do Saba Konstanz que são considerados o Top da indústria alemã de 1960=1962. Rádios de mesa estereofônicos do mais alto gabarito. Observe a parte interna de ambos. E veja os conceitos apresentados – Vários alto falantes que são diferenciados para os canais esquerdo e direito. Propositalmente para alteração de timbre, e reforço psicológico da estereofonia. Os falantes de graves são colocados em fase e à frente do gabinete para reforço das ondas sonoras nas baixas freqüências; os médios sãa direcionados para os lados para sensação de relevo ou sensação volumétrica do som; estes visam a reflexão nas paredes do cômodo; os agudos por não serem direcionalizados pelo ouvido humano são também diretamente colocados no painel frontal. Um curiosidade extraordinária é a utilização de um só tweeter para ambos os canais no modelo Freiburg 100;  esta mesma peculiaridade é usada no radio russo VEF Kristall que vai até além, usa um falante extra para os graves também tomado do somatório dos dois canais  sendo que um deles tem um falante de resposta totalmente diversa com divisor com corte em freqüências também diferenciadas em cada um dos canais.- Lembre-se: - V. tem curvas de resposta diferenciadas em cada um de seus ouvidos.

O modelo Kristall de 1965 tem também a parte superior do gabinete em acrílico para melhor amortecimento das vibrações dos falantes. Estes interessantes conceitos introduzidos no gabinete único compacto para estereofonia. Serão posteriormente usados em produtos bem mais recentes que exporemos a seguir.

 

 

Em 1955 a Grundig lancçou o modelo 3055 -3D-

Que apesar de monofônico possuída um verdadeiro efeito tridimensional do som em razão dos

Falantes de freqüências preferenciais espalhados no gabinete.

Este desenho vai servir de base para um novo produto 55 anos mais tarde.... Veja a seguir.

 

1960 o início da estereofonia.

 

O Saba Freiburg

 

 

 

SABA Freiburg 100 Stereo Automatic tube Radio

Rören: EC92, EC92, ECH81, EF89, EBF89, EF86, EF86, EBC91, EL84, EL84, EM84, ECL80, EABC80

700 x 455 x 310 mm

Veja texto acima:

Dois falantes de 8 ½ polegadas para graves; dois falantes 5 ½ polegadas para médios e um tweeter de 3/ ½ x 5  para agudos. Trabalhando com divisor de freqüências. Note as diferenciações nos imãs dos falantes para respostas preferências diferenciadas em cada falante.

 

 

 

 

 

O Saba Konstanz

 

 

 

SABA Konstanz Stereo Automatic tube Radio

Röhrenbestückung:
EC92, EC92, ECH81, EF85, EM84, EABC80, EL84, EAA91, ECL80

615 x 390 x 285 mm

Dois falantes de 8 ½x10  polegadas para graves; dois falantes 5 ½ x 8 polegadas para médios e dois tweeters de 2 ½  para agudos. Trabalhando com divisor de freqüências. Note as diferenciações nos imãs dos falantes para respostas preferências diferenciadas em cada falante.

 

 

O VEF Kristall

 

 

 

14 радиоламп : 6Н3П, 6И1П, 6К4П - 3шт., 6Х2П, 6Н1П, 6Н2П - 2шт., 6П14П - 4шт., 6Е1П.

Um falante de 7  polegadas para somatorio de  graves em ambos canais; um falante de 7  polegadas para graves do canal esquerdo; um falante de 5 x 7  polegadas para graves do canal direito: dois falantes de 5 ½ polegadas para médios e um tweeter de 3 para agudos. Trabalhando com divisor de freqüências. Note que neste modelo há padronização dos nos imãs dos falantes putilizados.

 

Logo abaixo "Belarus-62" radiogramofone. de 1962. Minsk Radio Works.

Usando os mesmos princípios.

 

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