Mais três controles por décades

 

O Áudio Baton que apresentamos anteriormente foi tremendamente alardeado em toda a literatura técnica da época como a oitava maravilha do mundo. Na mesma época, (1959) o Prof. Julio Rueda colocava em seu livro recém lançado, “Circuitos de Áudio Amplificación” demonstrava o circuito que apresentamos abaixo com 15 canais de controle. Os valores estão anotados nas tabelinhas constantes na mesma figura.

Um sistema de 15 canais é muito interessante mas será muito dispendioso numa versão estereofônica.

 

 

Em 1965 a revista de eletrônica alemã “Funkschau” publicou um sistema de cinco canais equalizadores especialmente desenvolvido para sistemas estereofônicos. O projeto teve ampla repercussão e foi um sucesso.

Foi também publicado nas revistas “Radio Electronics” e na “Revista Monitor de Rádio e Televisão”.

A válvula 6AB4 poderá ser substituída por uma ½ 12AT7 numa montagem estereofônica.

No artigo original constavam uma ECC81 no lugar de 12AT7 e uma EC92 no lugar da 6AB4; ambas são os equivalentes Europeus das válvulas americanas.

 

 

 

   Em 1974 decidi construir um pré-amplificador quadrafônico com saída para quatro amplificadores. Após ler e estudar detidamente o livrinho “Four-Channel Sound” de Leonard Feldman resolvi adaptar um dos circuitos integrados para válvula e eis o que deu: abaixo temos o circuito completo. Resolvi acoplar um controle de loudness e um rotator de fase +90º/-90º composto pelas duas 6SN7. O circuito funcionou maravilhosamente, e continua inteirissimo hoje em dia, com todo o material original.  Na verdade a escolha das válvulas recaiu no estoque que eu já dispunha, mas a escolha foi perfeitamente adequada. As duas primeiras 6J5 são de metal e as duas seguintes são do tipo GT.  Temos aqui uma décade de 9 controles de tonalidade e foi anexado um sistema de chaves de onda dupla  de 10 posições para o comando de audibilidade (ou loudness). Os níveis ótimos são conseguidos a partir da 5ª posição sendo a 6ª ideal para audição doméstica. As demais oferecem um nível muito alto para audição.  A décade retira sons que V. quiser ou equaliza à sua vontade. As mais variadas curvas de resposta são obtidas com o sistema. V. poderá fazer parecer uma gravação de alta qualidade parecer ter sido gravada em 1920 com sistema mecânico, mas também pode transformar discos antiqüíssimos de 78 em resultados bem convincentes, impossíveis de serem ouvidos em equipamentos convencionais.  O chassis usado foi uma bandeja de alumínio de 60 cm de profundidade com um painel frontal de 40cm. As laterais em madeira eram de 25cm. As matrizes de desvio de fase foram montadas em pontes num sub chassis isolado no interior de uma caixa de alumínio fechada de 17 x 11 x 6cm.

 

 

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   O controle de audibilidade foi adaptado a partir de um circuito proposto pelo Julio Rueda e é muito bom.

 

 

   A unidade de controle e entrada foi montada num chassi a parte com as mesmas dimensões frontais do anterior, formando com ele uma espécie de totem. Todas as entradas são ligadas através de chaves tipo H-H reversíveis, não é barato, mas é sem dúvida o melhor sistema. No diagrama acima coloco apenas quatro entradas. Na montagem original coloquei 10 entradas porque trabalhavam com 4 gravadores de fita dois toca-discos e três tuners diferentes AM/AM stereo; FM/stereo e Television Áudio.

O pré-amplificador para cápsulas magnéticas utiliza o tradicional circuito da GE, este modificado pela RCA para a curva Orthophonic. No circuito original recomenda-se o uso da 6SC7 , porém usei a 14F7 por várias razões: Já tinha em estoque. Usei 14 e não a versão 7 porque ia trabalhar com os filamentos alimentados em corrente contínua e isto conferia maior longevidade, depois já tinha na “sucata” dois chassis novinhos Zenith Cobra com base em suspensão anti-microfônica e mudar a base loktal muito bem rebitada, seria um pecado, finalmente porque a 14F7 tem as curvas extraordinariamente próximas da 6SC7.  E está aí o super pré-amplificador profissional.

Para os que quiserem montar um similar, logo a seguir temos os dados da fonte.

 

 

A fonte é bem simples usa um transformador também da “sucata de coisas novas” um força da EASA para duas EL84 e retificadora EZ81  e dois choques  um EASA e outro WATSON . A retificação fica a cargo de duas 6X5.  e a filtragem é excelente não há qualquer “hum” audível. As duas 14F7 são alimentadas por CC por um transformador em separado 2x 7.5V/3ª Nordestino da ULTRASOM.

E eis o circuito.

 

 

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