Audio eletrônica 2  

 

Audionica = Tecnologia da reprodução do som gravado por quaisquer métodos através de sistemas eletrônicos, associado ao desenvolvimento de métodos de adequação acústica para a mais fiel e exata das reproduções em um dado ambiente ou auditório de características físicas diferentes do original onde foram colhidos os sinais acústicos originais.  

 

Definição

A reprodução, ou recriação das ondas sonoras tais como as da voz humana ou de instrumentos musicais foi realizada por processos elétricos ou mecânicos.

Nos tempos modernos, usou-se a tecnologia analógica ou digital para o intento. Ondas sonoras que atingem o microfone, através de variações rápidas da pressão atmosférica sobre a membrana sensível produzirão vibrações internas que podem ser traduzidas em impulsos elétricos que vão a um determinado meio seja ele por campos magnéticos, (gravador de fita) ou em trabalho mecânico cortando um meio sólido (Discos LP). Mais recentemente o mesmo sistema passou a ser utilizado para gravar em um sistema de dados binário de evolução permanente que vem a ser a chamada mídia digital

Todos os processos passam por variados meios diferentes dos meios originais em que o som foi gerado. A passagem de um meio para o outro, altera mais ou menos significativamente o sinal original, dando ai origem à primeira fonte de distorção.

O processo reverso será, portanto necessário para que o espectador possa ouvir aquilo que foi gravado. Novamente o sinal gravado será transformado em trabalho mecânico para produção das ondas sonoras e este é um novo processo que causa uma nova alteração dos dados então armazenados.

Veio daí a necessidade da alta fidelidade na qual todas estas alterações que estarão sempre presentes, sejam tão pequenas a ponto de serem desprezíveis.

Na verdade V. não deve esquecer que estamos na recriação das ondas sonoras originais. Elas serão sempre invariavelmente diferentes das originais, Mas devem ser o mais próximo possível para que o ouvinte não consiga perceber a diferença.

A melhor definição de Alta fidelidade, que conheço é aquela em que o ouvinte não se cansa psicológica e mentalmente após horas a fio de audição continua.

Se o equipamento não possui a qualidade acima, mesmo que o ouvinte tenha a mesma fonte de programa, estará fatigado em um tempo relativamente curto.

 

Nota:

A gravação digital utiliza as mesmas técnicas usadas nas gravações analógicas, Adiciona o principio da digitalização  através da sonografia .

Esta vem a ser uma variação dos pontos vetoriais de incrementos padrões em uma escala pré estabelecida. Possui a vantagem de ser insensível à poeira na reprodução e ser aparentemente menos sujeito à perdas de sinal quando guardadas .

O sinal digital ao ser convertido se torna analógico, mas para isto deve modular em intensidade e duração uma cadencia de pulsos gerados no conversor digital analógico. Na realidade o sistema simula a onda original, mas é um compromisso, pois não desenvolve a onda original em todos os detalhes de seus harmônicos. Ouvido diretamente sem a conversão, é apenas um chiado continuo sem qualquer indicação. Em nossos próximos artigos detalharemos o “como é que se faz”.

 

 

 

Gráfico demonstrativo da formação da senóide digital.

 

Origens

A reprodução ou recriação do som data do século IX quando Banū Mūsā construiu o órgão movido a água; ele inventou também  a flauta automática  que pode ter sido a primeira máquina programável.

Não cabe aqui tecer um comentário histórico sobre o som, mas já no século XIV já se pensava nisto e muitas invenções vieram a surgir..............

A alta fidelidade e imediatamente o som estereofônico apareceu e foi patenteado em 1931 por Alan Blumlein da EMI. Nesta época o famoso maestro Leopold Stokowsky se interessava pessoalmente em ouvir e comentar e sempre melhorar os resultados obtidos em suas gravações. Ao grande publico a Alta fidelidade começou em 1946 e o Som Estereofônico apenas em 1957.  Em 1971 foi introduzida a quadrafonia  que se tornaram apenas uma curiosidade e um fracasso comercial, porém foram a base do Surrounding sound  utilizado nos home sound theatre de hoje.

Em 1982 foi introduzida  a gravação digital para discos de vinil e o CD que deram nova dimensão ao mercado.

O CD em especial gerou uma nova indústria inexistente até então a – pirataria – sem possibilidade de controle do ponto de vista tecnológico.

Durante o desenvolvimento das fases acima, Surgiram vários métodos complementares de “aperfeiçoamento” da reprodução do som, Cabeça Cross field, Hot Stylus, Dolby, Dolby 1, Dolby  2,  e depois  a musica ZIP no MP3 mini disc Super Áudio , DVD, podcasting  etc. Os primeiros praticamente desapareceram, ou demais também estão na fila para desaparecer.

Fato é que o original continua prevalecendo. Jamais será obsoleto. É a base da tecnologia, não uma técnica destinada a atrair novos compradores. Hoje, o relógio digital é apenas uma curiosidade, os relógios de ponteiro dominam o mercado. O fósforo continua sendo usado por mais isqueiros que se fabrique, O pneu continua calçando os veículos, etc. etc.

No sistema eletrônico de reprodução do som, fato incontestável é que qualquer outro meio que seja introduzido na cadeia reprodutora, introduzirá uma nova modificação do sinal original, que se traduzirá numa fatal distorção.

Quando V. reproduz barulho, qualquer barulho é barulho portanto qualquer coisa serve, e para justificar a má qualidade de reprodução dos aparelhos comerciais visivelmente gritante nos condenadíssimos mini system. temos ai música moderna que é algo extremamente questionável até quanto a classificação das mesmas como música.

Este mesmo fenômeno encontramos nestes novos binóculos que possuem as lentes pintadas de vermelho ou amarelo, que na verdade bloqueiam os raios luminosos para disfarçar a  má qualidade das lentes que produz uma enorme e visível irisação no contorno dos objetos quando perdem a pintura.

Se criássemos uma educação musical e tecnológica destinada ao publico em geral, no mínimo 90% ou mais, dos equipamentos hoje vendidos simplesmente deixariam de existir por não mais encontrarem compradores incautos e vendedores inescrupulosos.

 

Portanto mantendo a filosofia básica e seguindo a orientação destas páginas NOVACON , este mini site é dedicado àquelas pessoas especiais, diferentes da massa, aquelas  que desejam construir e mais importante, ter um equipamento especial. Que não seja para ouvir musica ambiente ou para ouvir as “paradas da onda”, mas para aqueles que desejam uma seção especial de orquestra da mais alta qualidade onde se possam notar a mais tênues sutilezas daquele momento gravado. Descobrir detalhes novos a cada audição. Deliciar-se com a música verdadeira.

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