Uma versão econômica os projetos originais de Goodmans e Briggs

 

 

Boletin técnico GE 1959

Tradução e adaptação Luiz Paracampo.

 

Revendo antigos alfarrábios encontrei esta interessante sugestão para construção de caixas acústicas. Este mesmo boletim foi republicado pelo grande professor Julio Rueda em seu livro Gabinetes Acústicos. Quando li pela primeira vez achei confuso por faltarem alguns dados dimensionais que aqui transcrevo. O fato é que este tipo de gabinete é um bass reflex, tipo que eu particularmente não gosto, mas esta versão é uma variação chamada de Pórtico distribuído, e por esta razão recomendo. Não possui ressonância estreita e se porta como um magnífico freio a qualquer ressonância do alto falante. Na época achei muito interessante devido ao alto falante recomendado ser exatamente do mesmo tipo que havia utilizado na minha primeira versão de caixas AR. Os resultados das caixas apresentadas são comparáveis aos gabinetes da Goodman, e bem mais acessíveis.

A intrínseca vantagem do pórtico de furos é a tolerância a erros nos projetos de bass reflex. Portanto V. não poderá obter os “Dun-Dun” das caixas comerciais o que é sem dúvida uma grade vantagem. Outra é que praticamente independe das características dos alto-falantes, se adaptando bem e praticamente a todos eles.  A rigor este projeto deveria estar em um nicho separado, mas talvez por razões sentimentais esteja incluindo neste cantinho do AR. A última foto apresenta a aparência dos falantes recomendados.

 

Dados construtivos para gabinetes Acústicos

 

 

 

1)Escolha o volume que desejar 6 ou 10 pés cúbicos de acordo com o ambiente. E espaço disponível.

2) “A” deve ter pelo menos metade de “B”; “C” deve proporcionar 16 a 18 polegadas de espaço interno.

 

 

 

 

3) As caixas são projetadas para receber alto falantes de 12 polegadas. Portanto serão necessárias aberturas circulares de 11 polegadas de diâmetro.  Diâmetro dos centros de fixação dos parafusos de 11 5/8 de polegada com furos de ¼ de polegada igualmente espaçados.

 

 

 

4) A caixa deverá receber um reforço de uma ripa de 1 x 2 polegadas em toda a extensão da sua parte frontal logo abaixo da montagem do alto falante, ficando a uma distancia de 8 polegadas de seu centro. Na caixa de 6 pés cúbicos, a área útil não usada pelo alto falante deverá receber 18 furos de ¾ de polegada uniformemente dispostos numa largura de 14 polegadas. Na caixa de 10 pés cúbicos receberá 38 furos também de ¾ de polegada com espaçamento entre centros de 3 ½ polegadas.

 

Use madeira compensada de ½ polegada de espessura para as caixas de 6 pés cúbicos e de 5/8 de p espessura para a de 10 pés cúbicos. Na caixa retangular forre o fundo, uma lateral e a traseira. Na caixa de canto forre o fundo e as duas laterais com material acústico de 2 polegadas, tais como fibra de vidro, ou  lã de rocha. Cole fortemente todas as partes deixando um painel removível para montagem ou substituição dos alto falantes.

Alto falantes recomendados G-E A1-400 (40-15000Hz) ou  1201A ou 1203A (50-13000Hz)

 

 

 

 Conversões:

 

6 pés cúbicos

215 decímetros cúbicos

10 pés cúbicos

359 decímetros cúbicos

1 polegada

25.4 milímetros

2 polegadas

50.84 milímetros

6 ½ polegadas

152.44 milímetros

19 polegadas

482.64 milímetros

24 polegadas

609.64 milímetros

25 polegadas

6354 milímetros

21 ½ polegadas

546.14 milímetros

40 polegadas

10164 milímetros

11 polegadas

279.44 milímetros

11 5/8 polegadas

295.94 milímetros

8 polegadas

203.24 milímetros

¼ polegada

6.354 milímetros

¾ polegada

19.054 milímetros

3 ½ polegadas

88.94 milímetros

Retangular enclosures

Gabinetes retangulares

Corner enclosures

Gabinetes de canto

Bracing

Reforço

Outside dimensions

Dimensões externas

Drilling plan

Plano de furações

Equally spaced

Igualmente espaçados

Holes

Furos

 

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