Mullard 4-40

(e o 2x4-10) 

O que é o Mullard 4-40?  Na verdade este equipamento jamais existiu. O nome foi proposto por Menno Van der Veen em sua primeira versão o 4-30. Partindo da versão original, do famoso 5-20, (cinco válvulas, vinte Watts)  ele retirou uma válvula e melhorou a polarização de catodo nas EL 34, posteriormente substituídas pelas KT88.

Estudando os mais variados timbres proporcionados no estagio de saída do amplificador, Van der Veen idealizou um transformador universal chamado de VDV-GIT80. “VDV”, é claro que são as iniciais de seu nome e “GIT” para “General Impedance Transformer” o “80” significa que o transformador poderá trabalhar em potências de 5 à 80 Watts.

xxxxxxx

 

Universal System and Output Transformer for Valve Amplifiers

 

Vacuum tube amplifiers need an output transformer as impedance converter between the high impedance vacuum tubes and the low impedance loudspeaker. A new universal output transformer is proposed. All possible variations of topologies in tube amplifiers are brought into one general system. The new transformer is discussed and results are shown with over twenty different vacuum tube amplifiers from the general system.

xxxxxxxxxxxx

 

http://www.mennovanderveen.nl/nl/download/download_3.pdf 

 

Entre as diversas configurações de saída, Van der Veen propõe esta que está abaixo apresentada. Usa válvulas EL 156 com 726Volts em placa e 363 V em grade auxiliar, o que proporciona 73 Watts de áudio. Resolvemos com a mesma configuração e apenas uma mexida na fonte domar o “bruto” para apenas 40W por canal usando uma só fonte para os dois amplificadores. A polarização de grade passa dos -72 V para apenas -60V e tudo funciona a contento.

 

O circuito final está demonstrado em fundo amarelo e está representado como um original da velha geração. A ECC83 originalmente usada nos Mullard é substituída pela nova ECC99 que é uma réplica da 6N6P. O motivo que mais me entusiasmou a divulgar o circuito foi sem dúvida o fato de já termos a mão o transformador de saída que é o JTM 45 da Lynx–Audio de Nova Friburgo, que no circuito “domado” casa espetacularmente bem prometendo até ser um clone melhor que o original holandês. (veja a seguir especificações de ambos)

 

Etapa de saída proposto por Menno Van der Veen. 73 Watts.

 

Diagrama final do Mullard 4-40

Retiramos uma válvula e dobramos a potência original.

 

Clique aqui para ver em tamanho grande.

 

Atenção:

 

O esquema de montagem da etapa de saída utilizada neste projeto é conhecido como “Circuito de Realimentação Infinita”. Observe que no transformador de saída assinalamos um ponto no primário e um no secundário. Estes pontos correspondem ao início dos enrolamentos do transformador. Note que a mesma configuração pode ser usada para sirenes de alta potência. Para isto basta haver uma inversão de fase nas ligações do primário do transformador. Se ligássemos um alto falante à sua saída quando em ligação “sirene” (realimentação positiva) explodiríamos de imediato o falante e as válvulas ficariam vermelhinhas arruinando-as num só golpe. Portanto, todo cuidado para realizar as ligações corretamente. Para evitar erros, que possam porventura ocorrer e V. já esta avisado, incluímos um interruptor de segurança na alimentação do transformador de saída, (terminal de 450V) para ser desligado imediatamente ao começar a instabilidade. Se houver o apito, a solução será inverter as ligações das placas de V3 e V4.

 

EL 156:

 

Apresentamos a EL156 originalmente fabricada pela Telefunken em Ulm na Alemanha. O ferramental foi transferido para Guangdong na China que é a atual fabricante destes tipos de válvulas.

EL156 alemã

Scroll your mouse resize image

 

EL156 chinesas de produção corrente. E base octal.


Comparação entre as dimensões de placa entre a 6550 (esquerda), que já é considerada uma “super válvula”, e EL156 (direita). Ambas estão em verdadeira grandeza.

A EL156 é 180% maior.

 

 

Os transformadores de saída:

 

VDV-GIT80

 

Nota: neste transformador o ponto corresponde ao término do enrolamento.


 

Características gerais: Em destaque condição de operação no circuito 4-40 – Idêntica configuração observada no Van der Veen 73 Watts.

 

 

TS-JTM45

Pri 8000 ohms

Sec 0, 4, 8, 16 Ohms

 

TS-JTM45


 

Características gerais. Observe indutância de primário de 156 H do TS-JTM45

 contra 90.0 do VDV-GIT80. - Promessa de melhores baixos.

 

 

Abaixo fonte especialmente concebida para duas unidades amplificadoras do 4-40.

Clique aqui para ver em tamanho grande.

 

Dados do transformador de força.

 

 

FORÇA: Mullard 4-40 200VA

Dimensões propostas do ferro:  115x96x70 mm

Especificações como no quadro anexo.

Blindagem eletrostática entre primário e demais enrolamentos.

 

 

 


 

 

Características técnicas das EL156.

 

 

Bases.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Mullard 2x4-10

 

 

 

Temos aqui duas imagens dos módulos amplificadores A-692 amplifier speaker da AMPEX que complementavam seus gravadores domésticos da série A122/1250 e F4470. A unidade eletrônica do amplificador é vista na segunda imagem como amplificador de MP3.

 

Para construção do equipamento selecionamos:

Modelo TF70VA para transformador de força e o tipo AB8-48-10 para transformador de saída da Valvestate. Este último equivalente exato do 4243 WK da Willkason. O transformador de força permite o funcionamento de duas unidades amplificadoras idênticas.

O circuito proposto poderá ser montado num chassi como concebido na figura seguinte e servir de som ambiente para um MP4 ou um Walkman para fones.

O circuito apresentado é um “aggiornamento” do original AMPEX que é um descendente direto do Mullard 5-10. O equipamento é de altíssima qualidade na categoria a que se propõe. O circuito apresentado substitui a 5879, primeiro pentodo de amplificação e clone da EF86 com pinagem diferenciada, pela bem mais comum e mais eficiente (em ganho) 6AU6. A 12AU7 também é substituída pela 6CG7 (recomendação Acrosound) com as respectivas mudanças de valores dos resistores de polarização. Sem qualquer modificação sugiro o uso da 6F6 no lugar das 6V6 para um som mais delicado, o que será próprio para o som ambiente. O controle de tonalidade é único balanceando graves e agudos à uma só vez.

 

 xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx