Marantz

 

De primeira Geração 3 

 

 

Descrição:

 

Era o ano de 1967, Marantz lançava o seu primeiro tuner de FM. Apenas FM. FM estéreo mas resolveram lançar o “Non Plus Ultra” –O modelo 10_ logo sucedido pelo 10B. O circuito tinha toda a herança Inglesa, assim como nascera o pré-amplificador modelo 1 em 1952. Para o mercado americano trazia algo jamais visto: Freqüência intermediária por pulsos limitados, com oito estágios! E um estágio limitador e discriminador com ponte detetora multiplex.  E mais... -Sintonia por osciloscópio! Nada de olho mágico ou medidores analógicos. –Simplesmente um Osciloscópio_ A unidade de sintonia em cascata trabalhava com dois triodos como amplificadores de RF e mais um triodo como oscilador. O sinal heterodino era realizado em transformador com retificador por onda completa. O fino da bossa!  

No mais, um decodificador multiplex de mais alta qualidade.

 

Este modelo é considerado o top de todos os tempos entre os sintonizadores FM analógicos.

 

40 anos após a sua edição, exatamente em 2007, a Magnum Dynalab, empresa especializada na linha Marantz tradicional, lança o clone  Magnum Dynalab 108  com o mesmo circuito e aparência originais.

 

 

 

Clique para ver o circuito em tamanho A3

 

Marantz 10B diagrama e visual

 

 

Artigo  de Radio Electronics julho 1966

 

World’s Most Expensive FM Tuner

Peter Sutheim

 

homepage.mac.com/.../Marantz_10B/Marantz_10B_Most_Expensive_FM_Tuner.pdf 

 

 

A título ilustrativo transcrevemos as fotos da revista Radio Electronics de julho de 1966 em artigo descritivo do referido aparelho.

 

Vista superior

Circuito básico

Limitador, discriminador e detector multiplex

Detalhe do detector multiplex para estereofonia.

 

Clique para ver o circuito completo Radio Electronics

 

Detalhes visuais na tela do osciloscópio de sintonia fina e especificações

 

 

 

Mais três vistas do equipamento

 

 

 

 

 

 

 

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Amplificador Marantz Réplica Brasileira 1.

 

Você poderá ter um personalizado.

 

O fato de ter não apenas tido contacto, mas ter aprendido muito a respeito de som e reprodução, brincado com os controles de tonalidade, os filtros etc, me trouxe ou me fez desenvolver uma memória auditiva que passou a ser uma ferramenta necessária para avaliação e ajuste dos demais equipamentos por comparação. Estas propriedades que desenvolvemos, é como a dos músicos que tiram os sons pelo que ouviram e é um mecanismo semelhante à da criança quando aprende a falar.

 

Recentemente vi um artigo de Satoru Kobayashi na MJ Audio Technology, AudioXpress. sugerindo a construção caseira de um Marantz em versão doméstica. http://www.plitron.com/pdf/702kobayashi1817.pdf   Ao analisar o circuito fiquei muito entusiasmado, pois o mesmo baseava-se na versão estéreo Modelo 8 conforme enunciava o artigo, mas possuía já o charme de recursos do Modelo 2 e tudo com uma vantagem, sem necessitar de quaisquer componentes especiais, além do mais, modernizado para válvulas de nova geração mais eficientes. Além do recurso de realimentação negativa variável independente em cada canal, cada canal pode independentemente funcionar como triodo ou como pentodo, possibilitando sua utilização como estéreo ou bi canal usando-se portanto duas unidades completas para estereofonia bi canal.

O circuito original de Kobayashi que por sinal também é músico nível 9 dan (classificação profissional japonesa) utiliza transformadores toroidais Plitron mas resolvi adaptá-lo para transformadores nacionais de aquisição possível ao usuário em nosso país.

E o pré-amplificador? Procurando algo que nada tinha a ver com som, deparei no e-bay uma enorme variedade de fabricantes (a maioria chineses, mas também coreanos, tailandeses e indianos!, Além dos americanos, é claro) fazendo réplicas do modelo 7. Após uma pesquisa, Walt Jung na American Áudio Amateur Magazine havia publicado uma versão simplificada, (sem a etapa MM, sem os filtros e controle de tonalidade) que virou febre entre os audiófilos do mundo inteiro.

 

 

 Unidade de potência. (Satoru Kobayashi)

 

Lista de material

 

 

Pré-amplificador. (Walt Jung)

 

Lista de material

 

Duas opções de unidades de entrada. Em cápsulas magnéticas:

Pré amplificador alternativo para cápsulas magnéticas MM (Conrad-Johnson)

 

Lista de material

 

Pré amplificador alternativo para cápsulas magnéticas MC(Boletin Philips-alteração pre RIAA RCA) [Válvula original de entrada: ECC40]

Ganho máximo no primeiro estágio: 780. –Regulagem via potenciometro fio tipo carrapato 1K.

 

Lista de material

Nota 1: De acordo com o tipo e o ganho da MC coloca-se ou não o capacitor de 50uF no catodo da 12AT7.

Nota 2: Se o amplificador tiver tendencia a oscilar use Cn. Esperimentalmente selecione um valor enre 5 e 50pF.

Nota3: O resistor de entrada (47K) é o mais comum para as cápsulas, todavia algumar ha~so de requerer modificações. Consulte o fabricante ou experimente.

 

 Bloco de alimentação para Pré-amplificador.

 

a)  Bloco de alimentação Pré-amplificador simplificado (sem pré MM ou MC)

 

b) Bloco de alimentação  Pré-amplificador alternativo 1.

 

c) Bloco de alimentação  Pré-amplificador alternativo 2.

 

Lista de material

 

Bloco de alimentação alternativa para Amplificador  de Potência.

 

Lista de material

 

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