Marco Zero da ressurreição das válvulas em áudio  IV

 

Outros clones

Sun Audio SV 2A3

Sun-Audio_VT-2A3_2.JPG

Sun Audio SV 2A3 variante do circuito Sophia Electic 91-01

Sun-Audio_VT-2A3_3.JPG

Sun Audio SV 2A3 Diagrama. Quase idêntico ao amplificador precedente mas em versão estereo e menor potência

 

Válvulas empregadas (5U3C/5U4G; 2A3 6H8C/6SN7GT)

 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 

Le Maison de l'Audiophile

 

Le Maison de l'Audiophile first version

"Legacy" Amplifier from Le Maison de l'Audiophile, designed by Wilhelm Walters and Jean Constine Verdier

Segunda versão

 

Chip regulador LM138 ou LM338

 

Aplicação da 2A3

Com WesternElectric 404 A

Transcondutancia 13.500 micromhos

 

 

Amplificador SRPP 6FQ&7/6B4 por Black Tom

 

Amplificador com excitador 6G6G pentodo de saída de baixa potência para rádios de comunicação

Em lugar das 6G6G poderão ser usadas as 6K6GT, 6F6GT, 6V6GT .

 

http://www2f.biglobe.ne.jp/~furovisu/s_single/sakuzu/2A3s2.gif

 

Revisão dos amplificadores 6J7/2A3 publicado em Radiotron 4ª edição e 6C6/ 2A3 Radiotron 3ª edição

http://members.myactv.net/~je205d/6c62a3.htm

artigo adaptado de JE Electronics Phillipines

 

Eis os dois circuitos: A 6J7 é uma versão atualizada da 6C6. Versões mais atuais serão as 5879, a EF86 com suas variantes e a EF804........

 http://members.myactv.net/~je205d/RadiotronSE2A3.jpg

Ambos diagramas são em tudo idênticos com a pequena exceção do emprego de um capacitor de .1 entre os estágios 6J7/2A3 e quanto à conexão e valor do capacitor desacoplador de grade do primeiro pentodo amplificador. Após a leitura do artigo de Joe Roberts "I never met a 2A3 amp that I didn't like" e levando em conta a aparência familiar do SE2A3 utilizando um pentodo no primeiro estágio 6C6 publicado no livro Radiotron, 3ª edição, (no artigo original é empregada uma versão inglesa a SP13 no lugar da 6C6). Neste ponto partimos para a fiel sucata para juntarmos os componentes.  Achamos as bases e a válvula 6C6 bem como o extraordinário transformador de saída Tango U808s.

 

      

 O amplificador em questão baseia-se na observação que utilizar pré-amplificadoras de placas grandes produzem um som mais agradável que as de placas miniatura, mesmo que ambas possuam idênticas características e curvas. Por outro lado, prezam-se também as características construtivas de grades de sinal afastadas dos demais elementos, portanto com ligações em seu topo. O autor do presente artigo, em correspondência com Sergey Didkovsky da Ucrânia, com quem já havia trocado alguns quando este montou um JEL Classic 300B. http://members.myactv.net/~je2a3/se300b.htm (com 6SN7/300B) Sergey relatou o fato curioso que o SE em questão lhe parecia soar melhor com 6J7 no lugar das 6SN7. Neste momento ele falava de um derivativo do circuito Radiotron. Nesta correspondência Sergey nos dava algumas fontes de 6C6 e vários links de construtores DIY japoneses e europeus que indicavam o estágio de um só pentodo como afortunadamente favoráveis à reprodução do som. Indicava em conjunto detalhes dos melhores pontos de operação dos pentodos e seus pontos fracos.

 http://members.myactv.net/~je205d/RCA6C62A3vers1.jpg

Iniciei minha avaliação auditiva com o circuito mostrado acima colocando valores tomados da tabela R-C para a 6C6 e enviei minhas impressões ao Sergey para que comentasse:

"Por favor experimente um pequeno aumento no resistor de catodo (até 1,2-1,5Kohm) e reduza o resistor de anodo (para 75k-82k). Isto permitirá um aumento de Ua para 150V e teremos a relação Ua:Ug2 = 2:1. Aqui teremos a chave do som "interessante e antigo". Muito bom para o jazz. E gaste mais 5 cents.... use bons capacitores a óleo NOS no circuito G2.  Usei TCC Visconol .Observei que capacitores a óleo nas grades de sinal - aparentemente reforçam os graves. Valores menores do resistor de anodo - melhoram os agudos".

Adjetivos como "interessante e antigo" me compeliram aos valores 2:1 placa grade auxiliar , o que é a chave desta receita. Alcancei a relação 1.8:1 e estava ouvindo um suave brilho dos médios que eu atribuía ao emprego das 6SJ7 em versões anteriores. PLACAS GRANDES = médios CHEIOS. Esperava isto das 6C6 mas estes desapareceram  quando substituí o capacitor plástico de 2uf pelo capacitor de óleo de 2.8uf na grade auxiliar (supressora) e como Sergey disse isto melhora os graves. Pode ser que este procedimento nos dê os mesmo resultados nas 6SJ7....

 

Existe um dito popular que A música é uma linguagem universal, e Sergey traduziu suas habilidades de comunicação e conhecimento. Certamente guido pela sua paixão pelo melhor som, e a sua pesquisa séria e paciência em ouvir e comparar foi sem dúvida abençoada pelos seus bosn ouvidos!

http://members.myactv.net/~je205d/RCA6C62A3vers2.jpg

Através destes ensinamentos não houve argumentação e Sergey foi nosso professor. No circuito acima devidamente revisado, cheguei à relação 2:1; para ser exato, 1.98:1 com 152V em placa e corrente de 1.8ma. Mudei o resistor de grade de 270k para 330k, este procedimento melhora a carga do pentodo excitador como o som fica mais “quente”. Se V. exceder os 500k para grade de sinal especificados no manual da 2A3 as placas ficarão cereja! E v. vai encurtar a vida das mesmas. Verifique sempre o manual de acôrdo com as válvulas empregadas. A utilização de um resistor de 220k vai dar mais nitidez e detalhes porém um valor menor nao dará qualidade ao som. Haverá um corte premature devido a pouca variação de voltagem para levar a 2A3 aos plenos 3.5W de saída uma vez que o resistor de grade está efetivamente em paralelo com o resistor de carga de placa.

Agradecemos ao Sergey por compartilhar sua experiência economizando esforço e tempo na construção do clássico amplificador SE2A3 com pentodo na entrada.

A razão principal deste áudio hobby é alcançar a boa reprodução musical. Para distinguir o que estamos ouvindo na reprodução é a semelhança do som verdadeiro de forma a reconhecer que cada instrumento musical ou voz humana  possui um conjunto único de harmônicos pares e impares que definem seu som particular devido às séries de sobre tons  harmônicos. Este fenômeno é a base dos testes padrões em sistemas de áudio, Todavia este procedimento para medir  a – Distorção Harmônica Total- não tem valor para a qualidade de áudio que ouvimos.Uma vez que o sinal senoidal puro injetado não sofre qualquer alteração em qualquer amplificador, Portanto a teoria não é representativa para instrumentos musicais ou voz humana. Conforme explícito no compêndio Radiotron, 3ª edição dos anos 1930, "A distorção harmônica não é a medida de um grau de desagrado do ouvinte e recomendamos que seu uso seja descontinuado". Hoje aceitamos em teoria que as pessoas acham os amplificadores à válvulas mais “musicais” devido à presença dos harmônicos pares de alta ordem. A Topologia Single Ended  é cheia destas deficiências elevando a DHT!

O amplificador 2A3 de última versão foi inicialmente testado com uma onda quadrada de 1kHz que foi levada até a iminência do corte  e visualizamos a formatação com um medidor THD. Considerando-se que a onda quadrada possui uma infinidade de harmônicos ímpares a partir de sua fundamental, poderemos avaliar a natureza dinâmica da música. Nesta representação visual avaliamos a resposta de transientes e a perda de freqüências altas. Apesar de modernos chips CI tipo op-amp incluídos em novos amplificadores serem capazes de reproduzir na tela dos osciloscópios ondas indistinguíveis das originais, o som final  não é tão realístico quanto o destes antigos circuitos SE.

Abaixo reprodução de ondas quadradas no mesmo amplificador.

http://members.myactv.net/~je205d/100hz.jpghttp://members.myactv.net/~je205d/1khz.jpghttp://members.myactv.net/~je205d/10khz.jpg

100hz, 1khz, 10khz – ambos canais

SE2A3 - 6C6 excitação a pentodo origem Radiotron manual, Transformador de saída Tango U808

Potência de saída = 3.8W por canal na iminência do corte before clipping

Resposta de Freqüências = +/- 1dB from 30hz - 15khz @ 1W

( - 3dB @ 20hz & - 5dB @ 20khz)

 

Veja também:

JEL SE2A3dx - 76/6SN7 input/driver, Tango U808

JEL Simple 45 - 1/2 6SL7 [or 6SF5], Tamura F475

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx