O Nascimento da Kiev
 

É prática comum, considerar  as câmaras Kiev tradicionais de 35mm  simples cópias das Contax

Na verdade a Historia é bem diferente. As  Kievs na relidade são  continuação da produção das Contax agora em Kiev;

As Contax iniciaram a sua produção na Zeiss Dresden e após a guerra, devido a destruição  da fábrica, foram produzidas em Jena. A fábrica de Jena, introduziu algumas modificações nas peças externas e reiniciou a sua produção em pequenas quantidades.  Eram produzidas as Contax II e as Contax III. Esta última foi o modelo que sofreu as maiores modificações, no obturador, no prisma do telêmetro, no contador de quadros e no fotômetro que agora eram do tipo Weimar  e não mais Zeiss. A fábica de Dresden em sua reestruturação preparava a nova Contax  S  de Spiegel  (espelho) que logo daria origem a sua irmã menor: a Zenit.

Primeiras séries da Contax de Dresden Contax-S (Spiegel) posteriormente  Contax-D (Dresden)

A demanda de Contax de telêmetro era grande e foi decidido produzi-las em uma grande fábrica que tivesse acomodações  suficientes para produzi-las. Os técnicos alemães  treinaram portanto técnicos russos que iniciaram a produção das primeiras unidades ainda em Jena. Foi escolhido inicialmente o nome de Volga para a câmara , Isto porque o Rio Volga, assim como o S. Francisco no Brasil é considerado o traço de união entre as diversas regiões  e da a vida aos povoados que o cercam.

Todavia foi finalmente decidido o nome Kiev em homenagem ao povo ucraniano, que originou toda a civilização  russa.

Conforme dissemos, foram as primeiras Kievs produzidas com as mesmas ferramentas que produziam as Contax. Note que nas primeiras series os nomes eram gravados em buril mecânico pantográfico –exatamente o mesmo que gravava os nomes Contax  nos painéis frontais. 

Primeiro tipo da serie de câmaras Kiev “originais” com todos os elementos mecânicos alemães incluindo os vidros das ópticas -Corpo montado por técnicos russos ainda em Jena, e óptica alemã montada em Moscou.

Aqui vemos não apenas a semelhança entre as câmaras, mas a comprovação de que até as ferramentas de gravação dos nomes bem como das escalas métricas, eram compartilhadas na produção de ambas marcas.

Apesar da fábrica de Jena produzir Contax II e III (esta última com fotômetro) só foram inicialmente produzidas Kievs “originais” (sem fotômetro) e algumas inclusive usaram escudos originais Contax regravados.

Nesta primeira série a numeração na sapata seguia os códigos da Zeiss.

Emblema gravado no mesmo padrão  Contax

Fundo original Contax rebatido e utiliado ns primeiras produções de Kievs

  Logo em seguida, as câmaras começaram a ser produzidas na unidade de Arsenal  com peças alemãs . Isto em 1947, Em 1948 foram introduzidas varias peças de produção local sem que fossem notadas  diferenças externas. As objetivas ZK (Sonnar Krasnogorsk)  passaram a partir  deste ano a ter  anexadas  a inscrição “Zorki”

Inscrições ZK e ZK “Zorki” 

Neste período inicial, de produção, apareceram varias câmaras híbridas.

Em principio, não é absolutamente difícil encontrar Kievs com ópticas de Jena .Um vez que estas eram fabricadas especialmente pra Kievs como vimos anteriormente. Durante três períodos, foram exportadas Kievs com óptica Jena como veremos adiante. Inclusive, as primeiras eram vendidas nos Estados Unidos exatamente em 1947 e anunciadas na revista “Minicam Photographic” como New Contax East  com uma serie de câmaras russas: A Moskva tinha nome de Ikonta Special e a Lubitel era Amator.

Esta é uma das Kievs com ´´óptica Zeiss Jena e sapata com a marca Zeiss Jena 

Em 1949, foi atingida a nacionalização do corpo das Kievs ,desde então, foram oficialmente chamadas de Kiev 2 para diferirem dos modelos Kiev 3 que possuíam agora fotômetro alemão da Weimar e calibrados em DIN, exatamente os mesmos que eram montados nas Contax Jena. Estes fotômetros foram tambem adaptados e montados em 1952 em alguns primitivos  protótipos de Zenit E

Versão da primitiva Zenit –E (Eksponometra)—1952-- 

Veja que a introdução da câmara  Kiev na rede produtiva russa, influenciou nas bases todo o sistema de produção e o conceito das câmaras que adviriam. Como vimos, a industria óptica alterou seus padrões  para um patamar bem mais elevado e a industria mecânica chegou a um nível jamais alcançado. Estavam preparadas as bases para as futuras FED e Zorki .

O projeto da Contax /Kiev originais, bem como sua tecnologia de execução, são considerados  entre os conhecedores, os mais altos padrões de precisão e detalhes  de mão de obra jamais atingidos em qualquer unidade fabril.

Extraordinário que este modelo com pequenas variações  foi produzido de 1936 a 1986 portanto 50 anos!

Como Kiev de 1947 a 1986.

Fato curioso e digno de nota, que como Kiev, os primeiros modelos eram vendidos ao equivalente a 450 dólares de 1947 (O mesmo preço das Contax alemãs).  Em 1986, o modelo com fotômetro, era vendido a 42 dólares de 1986. Isto não corresponde a 1/11 de seu preço mas pelo menos 1/32 de seu preço original se considerarmos a inflação havida em dólares no período .... mas  e a qualidade? Não houve qualquer perda de qualidade no produto. Toda a mecânica se tornou mais confiável e os materiais mais resistentes , as ópticas atualizadas e competentes e provou ser a única câmara usável na Antárdida  por não congelar sua mecânica a 75°C abaixo de zero. Isto é apuro de tecnologia voltado pr a satisfação do usuário e consumidor. 

Durante toda a vida destas câmaras poucas modificações foram realizadas , uma vez que o projeto original já havia nascido perfeito.

Abaixo modelos de 1948 a 1986.

À esquerda modelo de 1948, à direita, modelo de 1968

À esquerda modelo de 1978, à direita, modelo de 1982

Variante de 1981 com Hélios 103

     

Volta