As Kiev com Fotômetro

"Kiev - 3" (1952-1955), "Kiev - 3A" (1956-1958), "Kiev - 4" (1957-1979),

"Kiev - 4M" (1976-1985)

A  produção da série 3 (com fotômetro) só foi iniciada após o total domínio dos meios produtivos da parte mecânica  e óptica do modelo original e posteriormente o modelo 2. Um estrito e meticuloso critério de controle de qualidade e organização da cadeia produtiva  foi imposta a este produto, visando não somente atingir os padrões Zeiss como também até superá-los.

Primeiros modelos de Kiev 3 Jena todas com objetivas Carl Zeiss e componentes alemães

Estas foram produzidas em Jena antes da transferência para a unidade produtora da Fábrica Volga.

Diferiam das precedentes pela presença do fotômetro acoplado. Durante sua produção foram aperfeiçoadas: a escala do diafragma na objetiva, tornando-a mais linear;  o fotômetro passou a ter melhor sensibilidade e houveram alguns câmbios na cosmética externa. Suas dimensões são: 147x96x66mm, e peso de – 820g. No modelo "Kiev - 3A" adicionou-se um sincro contacto para a velocidade de 1/25 e no modelo "4" modernizou-se  parte traseira, o corpo e o fotômetro, reduzindo-se sensivelmente a dimensão vertical..Nas "4A" - a modernização seguiu a câmara 4. Na " Kiev - 4AM " foi elevada a sensibilidade do fotômetro. As câmaras eram fornecidas de fábrica com objetivas "Júpiter - 8M" 2/53 ou "Helios -103" 1,8/53.

Kiev 3 Nacionalizada 1953

Kiev 4M pré-serie 1976

Kiev 3A ultima série. 1958. (duas fotos) Fotômetro soviético em GOST.

Kiev 3 produção de 1950. Primeira série nacionalizada, ainda  com exceção do fotômetro.

Kiev 3 de 1955.  Curioso que nos primeiros anos parte das câmaras se produziam  "sem nome". Com que finalidade?

 Produzida sem nome, símbolo, ou procedência destinada a exportação a mercados “hostis” (Guerra Fria).

Suas objetivas podiam ser Zeiss ou Júpiter de acordo com a ocasião e estado de espírito dos países a que se destinavam.

Kiev 4a de 1963/1964 Conhecidas como  "no name Contax" que na verdade são "no name Kiev" com ópticas de Carl Zeiss Jena. Estas câmaras foram exportadas para os EE UU em pleno período de  "Guerra Fria". Interessante notar que na mesma época as Contax da Alemanha Oriental foram também exportadas sem nome para o mesmo mercado.

Aqui outra câmara da mesma série

vista frontal

vista trazeira

detalhe

Em seu dorso vemos uma gravação  USSR OCCUPIED GERMANY.

Provavelmente realizada pelo importador com objetivo de mascarar a origem do produto

 

Especificações gerais: 

A  série Kiev  era projetada pra o serviço profissional de fotocorrespondentes  trabalhos científicos  e aficionados em fotografia  experientes.

Obturador de cortina descendente metálica com velocidades de: 2, 5, 10, 25, 50, 100, 125, 250, 500, 1250. Incluíam autodisparador com curso de 9-15 sec.. O visor-telemêtro tem base de 90,4 mm., com aumento de 0.7X. Algumas incluíam fotômetro,

Para a carga das câmaras a tampa traseira era removível. A câmara era fornecida com objetiva "Júpiter - 8" 2/52 dimensões: 145X85X55, peso – 710g

As partes em negrito indicam as influencias  que veio a Kiev a trazer  nas futuras produções de FED e Zorki e ate mesmo nas futuras Zenit e descendentes, como veremos posteriormente.

Em 1948 as câmaras  vinham equipadas com objetiva ZK Zorki 2/50.  Nos modelos "Kiev – 4m/4am" no final dos anos 60 , a mecânica foi um pouco simplificada  e a velocidade máxima foi alterada (1/1000 em vez de 1/1250) além de outros pequenos câmbios. Os últimos modelos vinham com "Júpiter - 8M" 2/53 ou "Helios-103" 1,8/53.

Modelo comemorativo do XX congresso do PC USSR Kiev 3A

coleção de Serguey Sibiryakov

Ultima versão da serie das Kiev 4M

Os Fotômetros Kiev 

Estes fotômetros de selênio  de mão eram projetados para medição de luminosidade entre - 25 a- 50000 apostilb, e possuíam ângulo de cobertura de - 70 °. A escala de sensibilidade de 4 até 250 ed. Vinham calibrados em GOST mas no verso tinham gravadas as conversões em DIN e H&D. Foram fabricados os modelos: "ЭФ-2"  (sem trava de ponteiro), "ЭФ-3"  (com trava de ponteiro) e "ЭФ-4" (de formato modernizado e em preto e marfim). 

Já em 1950 eram disponíveis os primeiros fotômetro de selênio manual de marca Kiev para as câmaras  sem fotômetro . Foram disponíveis modelos com e sem trava da agulha. "ЭФ-2" e "ЭФ-3 respectivamente. Em 1957, um segundo modelo mis aperfeiçoado  e semelhante o Ikophot Rapid ,o "ЭФ-4",  era oferecido. A partir de  1960 eram produzidos na cor marfim

Fotômetros "ЭФ-3" e "ЭФ-2" e "ЭФ-2" com embalagem

Fotômetro Kiev "ЭФ-3” e tabela de conversão em seu dorso

Fotômetro Kiev  "ЭФ-4" – variantes

 

Extrapolando os Limites 

"Kiev – 4TTL", 1962

Baseada na "Kiev - 4" de produção normal., em 1962, foi desenvolvido o protótipo da “Kiev 4TTL”, ou “TTL”,que  pode ser considerada também um traço de união para a futura “Kiev 5”. Esta TTL, possui toda a mecânica convencional da “Kiev 4” mas integrado a um sistema de resistores elétricos no dial de velocidades/comando de sensibilidades, destinado  ajustar o galvanômetro do fotômetro, agora com ponteiro com trava, e operando com duas células fotoelétricas de selênio, móveis, no caminho da formação da imagem,. As mesmas, são pivotadas em eixos separados, e saem do caminho óptico no momento do disparo, em movimento semelhante ao espelho nas câmaras reflex.. Os diafragmas das objetivas, ajustam o Zero do fotômetro, também visível pelo visor da câmara. A maior modificação aparente é a da parte superior da câmara. Pela primeira vez, modificou-se o 1/1250 para 1/1000; e colocou-se um visor de Van Albada (que forma o campo visual por um marco resplandecente)  que corresponde aos cantos da imagem gerada pela objetiva de 50mm. Uma pequena alavanca sob o quadro principal, permitia a visualização do quadro abrangido pela óptica de 85mm. Introduziu-se a nova baioneta NB (Nijnii Baiionet) que foi mais tarde empregada na “Kiev 5”, O retrocesso também passou a ser comandado pela chave de abertura, da tampa.e eliminou-se o botão de embreagem do filme,  Utilizou-se a primeira das novas séries de objetivas “Rekord” (1,8/50) com a montagem externa, que facilita a correção das curvas de foco com maior precisão.

 

"Kiev - 5", 1968-1973


Com dados técnicos semelhantes a câmara " Kiev - 4 ", porém com diferenças construtivas, surgiu a “Kiev-5”. Modificou-se o tampo superior da câmara, levando agora um grande visor com quadro luminoso e compensação de paralaxe. No lugar de 1/1250 apareceu 1/1000 como velocidade máxima. O fotômetro  de aspecto maior e mais sensível não mais possui tampa. Foi introduzido um avanço rápido por alavanca. Vinham agora com a nova objetiva "Júpiter - 8NB" 2/50, com união por baioneta externa. A base do telêmetro com - 60 mm., proporcionava aumento 1X. (tamanho natural).  A manivela para retrocesso era dobrável e embutível  em um lado. Sapata porta acessórios no eixo óptico , e zero automático no contador de quadros ao remover-se o dorso.  Infelizmente a alavanca de avanço rápido não era compatível com a mecânica original da câmara e causava problemas. As diferentes séries  se reconheciam pelos emblemas e formas gráficas do nome, bem como pelas  posições dos sincrocontactos  e pelas formas das molduras das oculares.

Kiev 5/ pro-série /Jupiter8NB demonstrada para a imprensa

Kiev 5/ 3A série

 Kiev 5/ 3A série com  a Extraordinária objetiva Record-4  0,9/52

Kiev 5/ 3A série  com  a  objetiva Júpiter 8NB 2/50

 

Kiev 5/ 3A série  com  a  objetiva Hélios 84 2/50 (3 vistas)

 

"Kiev - 7", 1990

Em 1987 foi interrompida a produção da  famosa serie “4” das Kiev. Seguramente, na categoria, a mais famosa, mais bem sucedida, confiável e conhecida câmara de 35mm de todos os tempos, foi também a mais produzida das câmaras de alta classe. Era o ano de 1992. Um enorme acervo de peças prontas existia na fábrica Arsenal. Talvez um pouco prematuramente, a direção de produção da fábrica  resolveu reviver a famosa Kiev. Partindo do modelo mais confiável, iniciou-se uma partida das novas câmaras  para tentar um mercado que não lhe foi acolhedor. Em 1997 a Cosina do Japão reintroduziu o nome Voigtlander no mercado com a serie R de câmaras  de concepção  similar com relativo sucesso.

Aqui estão as fotos da série de protótipos da “Kiev 7”. Características mecânicas e técnicas  idênticas  às últimas séries de “Kiev 4AM” . --Novo corpo e tampo adaptados para receber porta em lugar de dorso removível. --Novo botão de avanço mais confortável e macio. --Novo fotômetro de CdS desenvolvido pra cobrir o ângulo da objetiva de 85mm, operando com duas baterias tipo LR 43. –Carretel multicorte para carga rápida.—Visor com requadro luminoso.--As modificações introduzidas, aumentaram em 3mm a altura da câmara em relação ao modelo “4M”.

Kiev 7  vista frontal

Kiev 7 vista traseira

Kiev 7  vista interna

Kiev 7 : detalhes do ajuste do medidor do fotômetro, agulha do fotômetro e avanço/dial de velocidades.

Kiev 7  vista superior

Kiev 7  tampa aberta

Cortesia DVD Technik

     

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