Sistemas de adaptação para Estereoscopia

2ª parte B1

 Por: Eng. L. Paracampo 

 

 

A Zeiss entra em cena  1:

 

Primavera de 1938: Dois anos após o lançamento da Contax II e já em plena produção a Contax III Vem a Zeiss IKON a lançar um equipamento para tomada de cena em 3 dimensões, pertinente ao sistema Contax. Diferentemente dos caminhos tomados até agora de criar um adaptador  para estereoscopia veio a Zeiss IKON a construir um conjunto transformador estereoscópico para suas câmaras Contax, incluindo uma série de sub acessórios destinados a adequação do produto a todos os empregos.

Indiscutivelmente o presente acessório, admirado e venerado pelos colecionadores tinha como função primordial, alem de suprir necessidades fotográficas, assim como muitos outros produtos desta marca a difundir a supremacia alemã entre outras nações.

 

Zeiss IKON

Note-se que o presente equipamento foi destinado a ao uso exclusivo da marca Contax sem possibilidades imediatas de utilização em outras marcas; por isto, apesar de construído pela Zeiss Jena (1938-1940) e posteriormente pela Zeiss Oberkochen (1954-1956), sempre levou a marca Zeiss IKON.

 

 

“Zeiss Ikon Stereotar”.

 

 

Este é o conjunto da 2ª edição, praticamente idêntico ao 1° , salvo pelo acoplamento ao telêmetro da câmara  previsto neste ultimo. Em uma maleta de transporte, vem : o sistema de dupla óptica, o alargador prismático dos pontos de observação, o visor auxiliar, três lentes de aproximação para as distancias de 50, 30 e 20 cm e o visor telemétrico Contameter próprio para tomadas de cena a curta distância.

 

 

 

 

 

Aqui vemos as partes principais: a câmara Contax IIa com o visor auxiliar, o sistema de dupla óptica que vem  a ser um par de Tessares 35mm f3,5 e o prisma alargador.

 

 

Vistas em duas posições Superior e Traseira do bloco óptico e do adaptador.

 

 

 

Vemos aqui a câmara Contax IIIa montada para fotografias de curta distância , com bloco óptico. lente de aproximação e Contameter . ao lado o prisma separador o visor para fotografias normais e acima mais duas lentes de aproximação.

 

 

 

 

Neste quadro de três fotos vemos no sentido horário, Contax IIa equipada para fotos de 2m a oo,  Idem para fotos de 0.9 a 2m e para curtas distancias fixas de 0.5, 0.3 e 0.2m

 

 

 

Aqui  temos o equipamento de macro foto estéreo da Contax adaptável sobre o sistema de dupla óptica

Três versões de redução:  2:1 ; 3:1 e 4:1 os conjuntos provêem foco e enquadramento direto sem necessidade de visores auxilires

 

 

 

Os desenhos abaixo demonstram o principio de funcionamento do Stereotar C , com prisma separador, quando em close-up e quando em reprodução. Demonstrando o posicionamento dos filtros quando desejados.