WW2 Russian Planes 

Beriev
MBR-2

Iliuschin
Il-2

Iliuschin
Il-4

Yakovlev
Yak-6

Yakovlev
Yak-9

Lavoschkin
La-5

Lavoschkin
LaGG-3

Lisunov
Li-2 (PS-84)

Petliakov
Pe-2

Petliakov

Pe-8 (TB-7)

Polikarpov*
I-16

Suhoi
Su-2

Tupolev
SB-2 (AR-2)

...

*já em pagina

separada

 

 

Beriev MBR-2

Beriev MBR-2

Ano de fabricação: 1932
Dotação: 4 tripulantes
Dimensões: 19 m. envergadura; 13,5 m. Comprimento

Peso: 2.718 kg. vazio; 4.100 kg. normal para decolagem; 4.400 kg. máximo
Autonomia: 800 km.
Motor: Um Mikulin M-34NB, 12 cilindros em V, 860 CV
Velocidade: 238 km/h. máxima; 7.900 m. (teto)
Armamento: Duas metralhadoras de 7,62 mm. e 500 kg. de carga exterior de bombas

 

 Iliushin Il-2

Iliushin Il -2

Ano de fabricação: 1939
Dotação: 4 tripulantes
Dimensões: 21.30 m envergadura; 14.70m
Comprimento

Peso: 3044 kg. vazio;  4.400 kg. máximo
Autonomia: 1450 km.
Motor: Dois Tumanskii M-88B radial, de 1100 hp (820.04 kW) cada um
Velocidade: 600 km/h. máxima; 9300 m. (teto)
Armamento: Uma 8mm ShKAS de defesa frontal no nariz, Uma 8mm ShKAS de defesa na parte traseira da nacele, e Uma 12.7 mm Beresin UBS ou UBT rotativo, de 500 tiros .

 

 

Iliushin Il-2 M

Iliushin Il –2M

Ano de fabricação: 1941
Dotação: 4 tripulantes
Dimensões: 21.30 m envergadura; 14.70m
Comprimento

Peso: 3044 kg. vazio;  4.400 kg. máximo
Autonomia:
1600 km.
Motor:
Dois Tumanskii M-88BC radial, de 1200 HP (820.04 kW) cada um
Velocidade:
630 km/h. máxima; 9300 m. (teto)
Armamento:
Uma 8mm ShKAS de defesa frontal no nariz, Uma 8mm ShKAS de defesa na parte traseira da nacele, e Uma 12.7 mm Beresin UBS ou UBT rotativo, de 500 tiros .

 

 

Yakovlev Y-6 (AIR-6)

Yakovlev Y-6

Ano de fabricação: 1932
Dotação: 1 tripulante + 2 passageiros
Dimensões: 12.1m. envergadura; 8.0m. Comprimento

Peso: 620kg. vazio;  993kg. máximo
Autonomia: 650km

Motor: : 1 x M-11, 96 HP

Velocidade: 166kph  km/h. máxima; 4500m. (teto)
Armamento: Não há
- Uso como ambulância. c/ médico e enfermeiro

 

  

Yakovlev  YAK-9U

Yakovlev Yak 9-U

Ano de fabricação:  1944
Dotação: 2 tripulantes
Dimensões:
10,00 m. envergadura; 8,70 m. Comprimento

Peso: 2.313 kg. vazio; 3.102 kg. máximo
Autonomia:
890 km.
Motor:
Um Klimov VK-107A V-12 a pistão de 1.650 hp
Velocidade: 700 km/h. máxima;
10.500 m. (teto)
Armamento:
Um canhão ShVAK de 20 mm no spinner da hélice, duas metralhadoras

 UBS (12,7 mm) e uma bomba de 100 kg sob cada asa

Nota: Foi  inspirado no Spitfire britânico e no Bf 109 alemão. Foi dotado com recursos

destinados a supera-los, o que ficou amplamente comprovado nos combates

durante a 2ª Grande Guerra.

 

 

 Lavochkin LA-5FN

Lavoshkin LA-5FN

Ano de fabricação: 1941
Dotação: 4 tripulantes
Dimensões:
9,79m. envergadura; 8,51m. Comprimento

Peso: 2750Kg. vazio; 3360Kg. normal para decolagem; 4.400 kg. máximo
Autonomia:
845Km  km.
Motor:  Schvezov motor em dupla estrela 1850 HP

Velocidade: 645 km/h. máxima; 11000m. (teto)
Armamento:
2x 20mm canhões + 150 Kg  carga exterior de bombas

Nota: Na invasão à Rússia pelos alemães, estes providenciaram a imediata

possessão de uma quantidade de La-5, claramente devido aos bons sinais

de qualidade dos aparelhos

 

Lisunov Li 2

Lisunov Li-2

Ano de fabricação: 1939
Dotação: 4 tripulantes
Dimensões: 19 m. envergadura; 13,5 m. Comprimento

Peso: 7.100 kg. vazio;  11.000  kg. máximo
Autonomia:  2,400 km.
Motor:  9 cilindros Shvetsov ASh-62IR tipo radial  820 HP
Velocidade: 320 km/h. máxima; : 5,600 m. (teto)
Armamento: não há

Nota: Clone de DC3 com motorização clone de Wright Cyclone SGR-1820-F

Destinado a transporte e ligação.

 

 Petljakov  Pe-2  (Peshka)

Petlyakov Pe-2

Ano de fabricação: 1942
Dotação: 4 tripulantes

Dimensões: 17m. envergadura; 12.5m. Comprimento

Peso: 3.123 kg. vazio;  4.100 kg. máximo
Autonomia: 700 km. max
Motor: 2 × Klimov VK-105PF V, de 1260 hp (939.32 kW) cada um
Velocidade: 570 km/h
máxima; 5.000 m. (teto)
Armamento: Uma ou duas metralhadoras de 8mm ShKAS no nariz, moveis, uma 8mm Beresin UBS no nariz fixa, uma 8mm ShKAS rotativa para tiro traseiro na torre dorsal MBV-3, uma 8mm ShKAS ou uma 12.7mm Beresin UBT rotativa para tiro traseiro  na posição ventral, uma 8mm ShKAS ou uma 8mm Beresin UBT do mesmo tipo para tiros laterais em ambas posições das janelas, 4 bombas de 551 lb tipo FAB-250 na barriga,  mais 6 bombas de 220 lb tipo FAB-100 em outras posições.

Nota:  O apelido de “Peshka” (significando “P” pequeno –“Pêzinho”- ou “Brinde”, “Prenda”) usou-se tanto na industria como na Força Aérea. Provavelmente para diferencia-lo do Pe-8, gigantesco quadrimotor, produzido à mesma época a partir dos desenhos de Vladimir Petlyakov.

 

Petlyakov Pe 8

Petlyakov Pe-8/TB-7

Ano de fabricação: 1939
Dotação: 11 tripulantes
Dimensões: 39.1 m. envergadura; 23,6 m. Comprimento

Peso: 26.620 kg. vazio; 31.420 kg. máximo
Autonomia:
4700 km.
Motor: 4 X 1350HP Mikulin tipo
AM-35A
Velocidade: 438km/h. máxima; 8400 m. (teto)
Armamento:  Dois canhões de 20mm, Duas metralhadoras de 7,62 mm. Duas metralhadoras de 12.7 mm.e 4000 kg. de carga exterior de bombas Possuía configuração e carga de armamentos semelhante ao B-17.

Nota: Era conhecido por sua capacidade em longos vôos. Num destes, Molotov (o ministro Soviético para o estrangeiro) voou até Washington a partir de Moscou (17,700km) com pousos na  Escócia Islândia e Canadá em maio/junho de 1942.

 

 

 

Sukhoi Su-2

Sukhoi Su-2

Ano de fabricação: 1932
Dotação: 4 tripulantes
Dimensões: 19 m. envergadura; 13,5 m. Comprimento

Peso: 2.718 kg. vazio; 4.100 kg. normal para decolagem; 4.400 kg. máximo
Autonomia: 800 km.
Motor: Um Mikulin M-34NB, 12 cilindros em V, 860 CV
Velocidade: 238 km/h. máxima; 7.900 m. (teto)
Armamento: Duas metralhadoras de 7,62 mm. e 500 kg. de carga exterior de bombas

 

 
Tupolev SB-2

 

 

Tupolev SB-2

Data: 1935
Dotação: 3 tripulantes
Dimensões: 20,33 m. envergadura; 12,57 m. comprimento; 3,25 m altura
Pêso: 4.768 kg. 
vazio; 7.880 kg. Maximo.
Autonomía: 2.300 km.
Motor: 2 Klimov M-103, de 12 cilindros em V de 960 CV cada um
Velocidade: 450 km/h máxima; 1.000 m. em 1°  48'' na subida; 9.000 m. teto
Armamento: 4 metralhadoras orientáveis de 7,62 mm ; carga interior de bombas  600 kg.

Nota: Este bombardeiro leve foi catalogado como o melhor do mundo em sua modalidade, durante a década dos trinta, e como o primeiro avião moderno de nacionalidade soviética. Pouco a pouco apareceram  novos protótipos mais avançados com motores mais potentes. Ao total chegaram-se a produzir 6.967 unidades. O SB-2 bis e o SB-KR foram suas duas variantes mais interessantes

 

 

Pagina Organizada por Luiz Paracampo.

 

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