2A3 

O Triodo da Emoção

OS PRÉ-AMPLIFICADORES

 

O sistema de pré-amplificador escolhido a que nos chamamos de Classic Z é baseado num boletim da RCA dos anos 50 e foi republicado no manual de válvulas de 1956 da mesma companhia. Este, é o mesmo diagrama que foi utilizado no modelo comercial SV-1 também de produção da RCA. O circuito, dada a sua simplicidade construtiva, foi com pequeníssimas alterações foi também comercializado em forma de kit pela Heathkit sob a deignação de WA-P-2. e é um circuito Top de linha e muito bem testado e aprovado. O pré-amplificador para cápsulas magnéticas com desenho em separado seguindo a publicação da RCA, na verdade será montada no mesmo chassi do bloco principal. Duas unidades serão necessárias para estereofonia.

Baseado no circuito original do pré-amplificador RCA SV-1

 

 

 

 

 

As curvas do pré-amplificador comercial SV-1 também estão publicadas conforme vemos abaixo nas duas figuras seguintes

 

 

pré-amplificador Heathkit WA-P2

 

 

Etapa pré-amplificadora ara cápsulas magnéticas usando a 6SC7 relançada atualmente.

 

6SC7 dos anos ‘40 e “50. (diagrama)

 

6SC7 Versão atual.

 

Outro pré-amplificador

 

O pré-amplificador abaixo é a reprodução de um artigo publicado na Revista Monitor de Radio e Televisão de setembro de 1965 sob o nome de “Construindo um pré-amplificador compacto”. Este vem a ser uma variante simplificada do conhecido pré-amplificador QUAD 2

 

 

Aqui suas curvas de resposta.

Verifique que a atuação dos contoles de tonalidade são limitados mas respondem à curva RIAA para cápsulas magnéticas. As linhas pontilhadas correspondem aos ajustes do Padder de 100 a 500p . simples substituição de C10 e C11 por um capacitor de 680p dará uma resposta plana no centro do potenciômetro R14.

Controles limitados ou total ausência deles é a tendência dos equipamentos modernos.

A correção efetua-se na caixa acústica.

 

Voltando à publicação da RCA anexamos dois pequenos detalhes: o primeiro é um indicador opcional de sobrecarga composto por uma lâmpada néon do tipo Ne2 ou Ne 51 e três resistores colocados entre os terminais de entrada do transformador de saída; o outro é a substituição das duas 2A3 por uma 6AS7 em prol da compactação com um pouco de perda na potência máxima.

 

 

 

O Equipamento Würlitzer usava as famosas 2A3 na saída de áudio. Este ícone do áudio lançado nos anos de 1946 perdurou durante o final dos anos 40 toda a década de 1950 e início dos anos 60 tendo sido o grande divulgador do “Rock” cuja imagem sonora em conjunto com a unidade Zenith Cobra Radionic que utilizava, marcou a juventude da época, que hoje colaborou com o renascimento dos novos amplificadores a triodo, não apenas com as 2A3 mas também as novas #300. Entre os famosos da época eram conhecidos na primeira e segunda geração de amplificadores com as 2A3 os Brook Electronics Inc, os Hammond organs e Stomberg Carlson.

 

Após as características gerais e comparação da 2 A3 com outros tipos abordaremos a cápsula Zenith Cobra Radionic.

 

Continua >>>>>>>>