Pentacanal Audio Stereo.

 

IV

 

 

A unidade de pré-amplificação

MARAVILHA

 

Ao iniciar a construção do sistema, minha idéia era ter um pré-amplificador do tipo mais simples possivel. Indiscutivelmente isto prevaleceu. Porém ao nos depararmos com sistema já expandido com quatro amplificadores principais e dois reverberadores, tínhamos que controla-los invariavelmente com um pré.

A idéia da simplicidade manteve-se. Para melor realce na reprodução usamos uma matriz proposta por Leonard Feldman a+90º, a-90º ,b+90º, b-90º. Não utilizamos controles de graves e agudos, já antevendo por uns 30 anos esta tendência, mas não poderíamos deixar de colocar a “oitava maravilha do mundo” o controlador multi canal de faixas de freqüências. Este é o nossa unidade completa.

 

A unidade primeira funcionou com tal êxito que foi repetida na versão seguinte , a “Quadratrix” praticamente sem modificações. Nesta primeira unidade, usei dois pré-amplificadores para cápsulas magnéticas utilizando o circuito da GE que foi o primeiro e a meu ver ainda o mais confiável. Usando porem duas válvulas 14F7. Isto se deve ao fato de ter conseguido dois pequenos chassis da Zenit Radio pré-amplificadores do famoso Pick up “Cobra”.

Que usa a 7F7. O soquete Loktal estava lá, estava bom e altamente rebitado com uma tremenda soldagem em seu anel retentor e pino central  para um terra perfeito. O chassizinho era montado em outro maior com suspensão de molas para uma solução anti mocrofonica. Limpei o chassi e coloquei o novo circuito. Agora com filamento alimentado com corrente continua etc. O antigo circuito pode ser visto em : http://www.novacon.com.br/audio2a3amp2.htm

 

Acima a unidade seletora de entradas▲.

Abaixo o controle principal de volume com Audibilidade a Decade de tonalidade e o defasador a+90º, a-90º ,b+90º, b-90º . temos uma adaptação com uma tomada para um canal central que não foi usada no sistema final.

 

Ver em tamanho grande controle 9A

 

 

Vista detalhada das seções do pré-amplificador:

 

Controle de Audibilidade. (Dois conjuntos)

 

Estágio Amplificador sem a décade equalizadora. (Dois conjuntos)

 

Décade Equalizadora. (Dois conjuntos)

Freqüências de reforço e atenuação:

40, 80, 160, 320, 640, 1280, 2560, 5120, 10.240 Hz.

 

 

Rede defasadora completa com estágio distribuidor para quatro canais em cinco amplificadores.

 

 

 

 

Fonte de alimentação do pré-amplificador.

 

 

Todo o sistema foi montado num chassis como abaixo e foi a minha primeira experiência em usar plataformas dos tipos descritos em : http://www.novacon.com.br/audiochassis.htm .  Usei a maior bandeja disponível. Lembro-me de tê-lo comprado na rua Luiz de Camões em uma casa hoje inexistente.

Lay out do pré-amplificador “MARAVILHA”

 

 

MonitoR

 

Após ter montado todo este conjunto, que indiscutivelmente impressionou muitos de meus colegas, um deles, o Alexandre, resolveu comprar um sistema para uso em sua casa. Em 1966 ele mesmo havia-me pedido que construísse um bom equipo para ele. Na época era relativamente fácil encontrar chassis prontos para tal. Ele escolheu um “Stereo Landi” muito simpático por sinal, com iluminação indireta do painel etc. Este vinha com a sua sugestão de circuito, mas resolvi criar uma adaptação do Mulard 5-10, especificamente para dar maior ganho no estagio inversor. Eliminei também (por necessidade) o acoplamento direto, o que aumentou também a distorção total, mas adotei medidas que eram usadas no famoso Marantz!  O fato do chassis Landi ser muito baixo e um pouco flexível, dava margem a defeitos oriundos de curtos internos ao transportar o equipamento ligado; e não deu outra. Estourou um resistor da fonte O Alexandre ficou desgostoso e quando obteve o novo aparelho de marca famosa (transistorizado) que explodiu irremediavelmente tempos depois, resolveu me dar o “MONITOR” avariado. Refiz os detalhes e isolei a chapa de fundo do amplificador com papelão isolante para transformadores> O MONITOR passou a ser usado com o pré  MARAVILHA  como equipamento “domesticado” e contra o regime dos “mamadores de energia” anteriores.  Todo o novo sistema foi montado com novas caixas compactas cujas ligações demonstramos mais adiante. E com opção para dois sistemas de potência.

 

 

MONITOR EM  CONEXÃO PENTACANAL.

Versão 1

 

MONITOR EM  CONEXÃO PENTACANAL.

Versão 2

De: http://www.novacon.com.br/audioquadsur2.htm

 

As disposições recomendadas nas conexões 1 e 2 de falantes.

http://www.novacon.com.br/audioquadsur.htm

Para canal central  use qualquer um dos amplificadores de baixos apresentados em: http://www.novacon.com.br/audiobasamp.htm  http://www.novacon.com.br/audioamppen.htm ou outros compatíveis.

 

Ficou em dúvida com qual matriz usar? – Use as duas! Para tal conecte dois novos pares de válvulas de saída e dois novos transformadores de saída de acordo com o circuito proposto por Diezel. Este nofo conjunto é conectado a partir dos pontos vermelhos das grades de sinal dos pentodos de saída. Não há necessidade de realimentação nesta nova adaptação. http://www.novacon.com.br/audioamprand.htm . Não se esqueça de adicionar uma nova fonte para as novas quatro válvulas.

 

 

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Sugestões de caixas compactas de alto desempenho para “MONITOR”.

Para falantes de 8” com tweeter ou 6x9” coaxial.

 

 

1ª  Alternativa

 

As caixas são hermeticamente fechadas e são construídas com madeira compensada, MDF ou aglomerado de 30 mm O seu interior leva apenas espuma plástica do tipo rígido cinza (a mais resistente) e o acabamento externo pode ser feito em pintura de qualidade, forração plástica ou revestida com laminado de madeira nobre.

Acima visualizamos as caixas acabadas e abaixo seus detalhes construtivos.

Nada mais simples e eficiente.

 

Dimensões: Altura: 460mm  Largura: 290mm  Profundidade: 260mm

 

Falantes recomendados

 

6x9 HEXA CR  ou  Mid-Bass/8 " Line e 5HI 150 + capacitor 2.2microfarads

 

 

2ª  Alternativa

 

Mesmas características construtivas do modelo anterior.

Caixa tipo Bass-Reflex.

 

 

Mid-Bass/8 " Line + HTD-3200 + CHM 17-25

 

 

 

3ª  Alternativa

HausKlangfilm

 

 

 

 

Repetindo as mesmas características construtivas do modelo anterior.

Caixa tipo Bass-Reflex com maior capacidade.

 

 

12 Batstaka MB 6K + HTD-3200 + CHM 17-25

 

 

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