Uma interessante história 2 

 

The metal cone Speakers and system.

Crossover units and Auto transformers

BCS 1851 Metal Cone Loudspeaker and Decca Ribbon Horn Tweeters

  

BCS1852 Presence Unit and mounted in the BCS 1851

Rear view

Rear and front views of the improved type. (with Power bracket)

 

 

Os projetos da GEC metal cone

 

Em continuação ao desenvolvimento da caixa octogonal que apresentou resultados altamente promissores, tendo inclusive sido objeto de varias conferências demonstrativas da qualidade do produto junto ao publico especializado, foram também desenvolvidos

muitos trabalhos com os falantes da G.E.C. sob o comando de F. H. Brittain que produziu com sua equipe vários projetos originais que foram publicados em várias revistas inglesas da época. Foram especialmente exitosos, o projeto da caixa octogonal, demonstrado no segmento anterior, este sofreu vários aperfeiçoamentos contínuos entre eles a inclusão das unidades de presença (pequenos falantes tipo Tweeters) e posteriormente o uso dos divisores de freqüências e posteriormente o lançamento do princípio do sistema Periphonic que foi o grande passo para a reprodução absolutamente realística do som. O sistema Periphonic (som envolvente) se baseia na reprodução do som através de dois falantes estrategicamente colocados, o que reduz extraordinariamente a distorção da caixa acústica, cancela a coloração e mais ainda, elimina totalmente a ressonância natural dos falantes.

A geração do som é realizada com dois falantes de tal forma dispostos que exacerbam a pressão interna no gabinete, e sendo os cones dispostos em oposição de fase, isto é enquanto um falante movimenta o cone para dentro, o outro movimenta para fora, cancelando as distorções por deformação nos cones. Este procedimento faz com que aos gabinetes assim construídos ofereçam apenas 2 a 3% de distorção contra os 10 a 15 % normalmente aceitos nos gabinetes comerciais.  Outras vantagem incluem a eficiência sonora, alcançáveis apenas em gabinetes maiores e o aproveitamento da reflexão do som pelas paredes e assoalho oriundo das partes  traseira e inferior nestes mesmos gabinetes, o que gera o som Periphonic (envolvente).

 

Periphonic Original

 

O primeiro sistema periphonic estudado utilizava dois falantes idênticos de 6 polegadas tipo metal cone montados em acoplamento cerrado  co-axialmente montados de forma que o imã de um deles ficasse no interior do cone do segundo e estes eletricamente ligados em oposição de fase. Desta forma, os cones se moviam em direções opostas causando grandes pressões no interior do gabinete, e ao mesmo tempo anulando as distorções oriundas da deformação dos cones. O tipo de montagem descrito favorece a excitação por amplificadores muito mais potentes que as especificações máximas do falante uma vez que os cones praticamente não se movem.

A montagem também elimina a ressonância e estende a resposta muito abaixo do ponto de ressonância natural dos falantes Como um bônus extra, o gabinete de um tipo bass reflex especial com pórtico virado para o piso, pode ser sintonizado numa freqüência abaixo do ponto de ressonância o que ainda estende mais ainda a resposta dos graves. Este primeiro gabinete periphonic apresenta uma resposta plana dos 40 Hz aos 16000 Hz e com o artifício da sintonia do gabinete que se efetua pelo ajuste da altura dos pés da mesma forma que o gabinete octogonal, vai até os 20Hz com apenas 2Db de perda acústica.

 

Este primeiro tipo de gabinete periphonic era do tipo bass reflex  assemelhando-se a um painel. Sua construção era extremamente sólida e era proposto para uso domèstico podendo reproduzir 30Hz com grandes intensidades sem coloração ou distorção audíveis. Apesar de proposto para uso doméstico, suas dimensões limitavam a própria comercialização, mormente se seu destino fosse a estereofonia. Eventualmente os presence loudspeakers eram substituídos por presence speakers Celestion HF1300 (com marca GEC) como no kit demonstrado anteriormente. Algumas unidades vinham montadas com Power bracket (reforço de alto falante) destinados a minimizar a vibração da carcaça dos falantes. No final dos anos 60 a GEC perdeu o interesse no desenvolvimento dos falantes metal cone e Ted Jordan especializado em ressonância de cones, que assessorava Hugh Brittain  foi trabalhar na Celestion, posteriormente formando uma firma sua (Jordan Watts Loudspeskers). Os falantes metal cone continuam em produção agora pela Timphany/DST da Dinamarca sob os auspícios do próprio Jordan.

 

Projeto Periphonic Original

 

      

 

G.E.C. Original Periphonic Loudspeaker.

The General Electric Co. Ltd., Magnet

House, Kingsway, London, W.C.2.

 

 

Disposição dos componentes no gabinete “Original Periphonic”:

Dois falantes Metalcone BCS 1851: coaxialamente montados.  Dois falantes de presença BCS 1852 lateralmente ao falante Metalcone frontal . Divisor de freqüências (incorporado na parte interna do gabinete).

 

Dimensões:

Largura: 70cm

Profundidade: 14cm

Altura: 160cm

Centro dos cones ao topo: 53cm

Abertura do duto: 9x38cm (painel inferior)

Altura dos pés: em torno dos 30mm

Paredes do gabinete 25mm

Duto: 12.5x 39cm

 

Baby Periphonic

 

Esta foi a razão do desenvolvimento do baby periphonic de dimensões bem mais contidas. Este gabinete também muito bem resistente e de construção bem sólida é montado sobre os então bem populares “Pés Palito” muito comuns à época de seu lançamento. Na parte da frente usa uma grade decorativa tipo trama de plástico de cor creme e marrom entrelaçados. Este Gabinete é baseado no projeto da suspensão acústica de Vilchur e assim o seria na sua versão mais simples que usa o gabinete totalmente cerrado e apenas um falante de metal cone no painel frontal inclinado e um só falante de presença desacoplado por um capacitor No projeto mais elaborado as unidade motoras são duplicadas e é adicionado um divisor de freqüências, o mesmo utilizado em todos os projetos de Brittain. Neste projeto é utilizado o princípio dos falantes em oposição de fase e apesar de continuar sendo um projeto com base na suspensão acústica, temos agora o segundo falante montado no painel inferior irradiando para o solo e realmente criando o princípio periphonic. Os falantes de presença são também falantes de cone metálico de 2 polegadas de diâmetro e bobina móvel Neste segundo sistema de dois pares de unidades motoras, o divisor de freqüências opera nos 1,500 Hz, e todo o conjunto esta condido na parte interna do gabinete que é revestido com absorvente acústico como todos os outros projetos de metal cone. O gabinete baby periphonic possui  65 litros de capacidade cúbica.

 

 

Projeto Baby Periphonic

 

 

 

 

G.E.C. Baby Periphonic Loudspeaker.

The General Electric Co. Ltd., Magnet

House, Kingsway, London, W.C.2.

 

 

Disposição dos componentes no gabinete “Baby Periphonic” BCS 1870:

Dois falantes Metalcone BCS 1851: sendo um no painel inferior do gabinete.  Dois falantes de presença BCS 1852 ao lado do falante Metalcone frontal, e divisor de freqüências (incorporado na parte interna do gabinete).

 

Dimensões:

Largura: 56cm

Profundidade: 36cm

Altura com os pés 53cm

Altura dos pés: 18cm

Paredes do gabinete 20mm

 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 

O gabinete Baby Periphonic mostrou-se em teste comparativo com outros gabinetes do mesmo porte livre de colorações e com baixa distorção audível. Os graves começam a perder eficiência a partir dos 100Hz mas estão evidentes ainda nos 40 Hz. Não há presença de harmônicos de segunda ordem e não se nota qualquer ressonância. Nas freqüências medias há certa depressão e os falantes de presença começam a perder resposta apos os 13 KHz. Comparou-se o Baby Periphonic ao gabinete octogonal original com um falante metal cone e uma unidade de presença ligada via capacitor. Logicamente o gabinete octogonal desempenhou melhor, mas lembre-se que este é o dobro do volume e é uma caixa do tipo bass reflex, naturalmente com muito mais eficiência. Apesar dos graves serem mais bem reproduzidos no gabinete octogonal, este mostrou uma coloração maior que o baby periphonic. Não houve perda nos médios, mas o metal cone sem divisor teve uma tendência a mostrar-se como “som de sino” nas freqüências mais altas, isto é, acima dos 13.000Hz.

.

Sem dúvida o pequeno baby periphonic é um avanço considerável em gabinetes de alta qualidade e pequenas dimensões. Temos que ver par crer que tal som vem de tal gabinete.  O sistema funciona muito bem com os 12 watts o nosso amplificador “912” em um ambiente de dimensões médias, mas pode suportar o nosso amplificador Williamson Ultra-linear de 30 Watts (Fig 4-4) http://www.novacon.com.br/audiogecld1.htm.  Ou o 25Watt Ultra-linear amplifier (Fig 1) http://www.novacon.com.br/audiogecld4.htm.

Curiosamente o baby periphonic se compara ao QUAD full range electrostatic em resposta tonal. Através de caminhos diferentes os projetistas tiveram o mesmo objetivo—ampla resposta com baixa distorção, cada um adotando um princípio próprio. Um pelo processo eletrostático , o outro eliminando os pontos fracos nas técnicas existentes,

Vale a pena ouvir.

 

Outros tipos de falantes de 6 polegadas com cone metálico são encontrados no mercado mormente de fabrico Japonês. Um sucedâneo nacional possível poderia ser o conjunto Bravox kit duas vias C60 B ou C60 D com o cone de polipropileno injetado metalizado e o tweeter tipo domo que o acompanha. Estes conjuntos têm o divisor HP5 original que o acompanha cortando na região dos 3500/4000Hz. Usa-se um divisor para cada sistema mid-bass /tweeter. A versão C60 D possui cone texturizado.

 

 

Configuração de ligações nos gabinetes Metalcone com divisor de freqüências

 

BCS1855A Auto-Transformer.

BCS1857 1.1 mH Bass Filter Choke.

BCS1858 4 mH Treble Filter Choke

 

.

 

 

Adaptação Nacional com dois conjuntos Bravox duas vias C60 B ou D

 

 

Esquema de ligações e alto falantes duas vias C60B

 

 

< xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 

>>>>>>>