“Super Ultra Linear”  

 

 

No início de 1955, logo após o lançamento pela “Tung-Sol” do famoso tetrodo de feixes 6550, especificamente para superar as qualidades dos amplificadores Tipo Willliamson e aproveitar ao máximo os Ultra-lineares de Hafler e Keroes.

 A companhia Chicago Standard, afiliada da Standard Transformer Corporation e produtra de transformadores de alta “Estirpe”, concorrente direto da “UTC”, com produtos a preços reduzidos, aprouveitou a oportunidade e lançou a linha “Super Range” com especial ênfase aos itens PCR300, RC8300, RC1585, BO14. que compunham os Williamson “Super-Ultra-Linear”, por eles propostos. Estes eram uma simbiose dos UL da “Acrosound” com uma mistura de “QUAD” e alguma pretensão a “Mc Intosh”.

 A partir dos artigos de Kenneth Olson e Thomas Borroughs, provavelmente os únicos que divulgaram o kit, fiz um apanhado de dados que sintetizei neste segmento. Introduzi algumas modificações para padronizar os dois artigos, principalmente eliminando as válvulas reguladoras de tensão e unificando as fontes de alimentação. Os diagramas são elucidativos. Incluímos algumas páginas do catálogo “CSC” de 1956.

No próximo segmento daremos dados detalhados publicados pela Sowter sobre o seu transformador Super Ultra linear  U 066 lembrando contudo a limitação comercial quanto a sua utilização. “Dados exclusivos para uso próprio”

 

 

Chicago Standard   logo

 

 

“Super Range” logo

Dimensões

 

Transformadores de força

 

Choques

 

Transformadores de saída

 

1OO WATT AMPLIFIER

 

de novembro de 1955  de A. Kenneth Olson

Dados das válvulas 6550

 

Versão pentodo /realimentação por catodo

Versão triodo /realimentação por catodo

 

Lista de componentes

 

 

Fonte de alimentação e  Lista de componentes

 

“60W Super Ultra Linear”

de Thomas Borroughs

 

Versão Super-Ultra-Linear

Lista de componentes

 

Dimensões do transformador de saída BO14

 

>>>>>>>>>>>>>>>