“Non Plus Ultra”

 

2b

 

Descrição do circuito Proposto

 

*O pré-amplificador é um conhecido circuito publicado originalmente nos manuais da RCA na década de 60 com uma 12AU7 Em nosso circuito passamos a usar a alteração proposta por A.R.A. Vestnik onde é utilizada uma 6N23P irmã militar de maior transcondutância da ECC88 que empregamos em nosso projeto devido a facilidade de encontrá-la em nosso mercado. (6N1P na nomenclatura russa). Incluímos um pré-amplificador passivo se assim for desejado.

*O amplificador de EL84 usa uma EF86 na parte excitadora e possui acoplamento direto sendo um circuito herdeiro dos antigos Loftin White que possui um som muitíssimo inteligível nas freqüências centrais do espectro audível. Sua origem é o famoso Mullard 3-3 da publicação de 1954 da empresa Mullard http://www.novacon.com.br/audiolabsta2.htm. Foi posteriormente publicada pela revista “Radio” de Moscou o aperfeiçoamento introduzido por V. Bolshov e V. Furin http://www.novacon.com.br/audiolabsta4.htm que mantiveram o princípio básico de Loftin White do projeto original. Contudo foi repolarizado reduzido ainda mais o pequeno desvio de fase do circuito original utilizando um circuito de tonalidade bem original. Este circuito é recomendado por Sr. Tsuioshy Mikami http://www.novacon.com.br/audioafca2tm3.htm devido ao seu som extraordinariamente limpo. A EF86 opera num ponto próximo ao seu estrangulamento desta forma conseguimos um ganho próximo de 400 o que permite a aplicação de 20dB de realimentação no circuito oferecendo um circuito de alta qualidade a um preço bem reduzido. Sua resposta de freqüências dentro de 3 dB é de 35 Hz a 30Khz.

 

 

*O amplificador de 6L6 apesar de não tão famoso é bem mais moderno tem sua etapa de saída baseada numa mistura do circuito original de Claus Byrith. veja: http://www.novacon.com.br/audiodopdin%202.htm  com algumas influências empregadas no Pye Mozart http://www.novacon.com.br/audiooutpre34%204.htm

. A primeira delas é o emprego da 6L6 no lugar da EL34 original e a introdução de um estágio amplificador com válvula de potência,substituindo o seguidor de catodo e a eliminação do controle de ganho por realimentação. Estas modificações são influências de San Susumu Sakuma para produzirem melhor som; todavia já a conhecida Willkason havia no apagar das luzes introduzido um circuito SE ultra linear com EL34 que era excitada por uma EL84.Esta configuração proporciona alto ganho com baixa impedância de saída diminuindo as perdas por capacitâncias distribuídas e favorecendo a resposta nas altas freqüências. O meu primeiro contacto com esta topologia foi na década de 60, tendo o mesmo sido desenvolvido pelo famoso Emilio Alves Velho e foi até publicado na revista Radio e Televisão. Na época não encontrou o respaldo comercial merecido, sendo um pioneiro na concepção dos SE modernos que conhecemos. O amplificador com 6L6 apresentado é do tipo ultra linear e o enrolamento secundário é aplicado diretamente ao catodo da válvula de saída; esta modalidade de conexão automaticamente minimiza os pulsos de segundo harmônicos e ressonância apresentados pelo gabinete acústico a ele conectado. Sendo por isto mesmo escolhido como unidade amplificadora principal. Sua resposta de freqüências dentro de 2 dB é de 20 Hz a 50Khz

Em função das características do amplificador anterior [EL84] e em função da atenção que devemos ter para com os segundo harmônicos com caixas e amplificadores de circuitos diferenciados, uma especial atenção foi devida para termos o mesmo numero de estágios a fim de que não haja diferenciação de fase elétrica dos sinais nas saídas na conjugação de amplificadores [EL84 e 6L6], afim de que possamos corretamente manter em fase os conjuntos caixas e amplificadores.

 

xxxxxxxxxxxxxxx

 

Amplificador

 

xxxxxxxxxxxxxxx

 

 

 

A fonte de alimentação é convencional utilizando válvulas retificadoras do tipo EY500/6D22S, amortecedoras empregadas em circuitos horizontal de televisores; estas válvulas possuem características apreciáveis só comparáveis com as válvulas de vapor mercúrio, mas diferentemente muito mais seguras e confiáveis. Seu tempo de aquecimento é demorado poupando os componentes internos do circuito e por outro lado sua resistência direta é baixíssima, apenas 45 Ohms, rivalizando muitos diodos retificadores de estado sólido, o que garante uma baixa impedância da fonte e altas corrente de consumo sem o inconveniente do ”switching effect” comum nos retificadores de estado sólido. O mesmo será dito da fonte empregada no amplificador de graves, diferindo apenas pelo fato que o transformador de alimentação possuir derivação para 250 V e esta é retificada pela EZ81 que fornece tensões para as grades das válvulas de saída e dos estágios amplificadores anteriores. Sua resistência interna é de 190 Ohms; todas as válvulas retificadoras tem aquecimento indireto e 6.3V de tensão de filamento.

 

Fonte de alimentação

 

Pré-amplificador passivo

 

 

Transformador de saída:

 

Canal Complementar: 5000ohm tipo saída simples

Secundário único com 4 Ohms

 

Dimensões do ferro E I 85x71  EI 0112 empilhamento 25mm ferro silício de grão orientado

Primário: 2684 espiras distribuídas em 4 seções {camadas de 671 voltas) fio esmaltado #30

Secundário: secundário 75 espiras em 3 seções {camadas de 25 voltas) de fio #27mm

Gap 0.1mm 

Observar diagrama:

 

1,3,5,7 = Primário;  2,4,6 = Secundário.

Transformador de saída:

 

 

Canal Principal: 3320 Ohm tipo Ultra linear com derivação para grade auxiliar em 30%

Secundário único com 8 Ohms

Dimensões do ferro E I 97x81 EI 0125/127 empilhamento 33 mm ferro silício de grão orientado

Primário: 2480 espiras distribuídas em 4 seções {5+5 camadas de 124 voltas) fio esmaltado #28

Tomada de grades nas terceiras camadas de 124 espiras.

Secundário: 124 espiras distribuídas em três seções fio esmaltado #28 em enrolamento bifilar.

Gap 0.1mm

 

Observar diagrama:

1,3,5,7 = Primário;  2,4,6 = Secundário.

Montagem da ferragem nos SE

Transformador de Força:

 E I 118x96 EI 0150/156 empilhamento 65mm

Primário 127V = 265 espiras fio #23

Primário 220V = 460 espiras fio #

Secundário 2x 250V = 2x 585 espiras fio #29

6.3V 6 A CT  2x 7 espiras  fio #14

6.3 V 4 A  14 espiras fio #15

 

O Canal de Graves

 

 

O canal de graves é um amplificador full range de 25 Watts, que sozinho tem resposta plana dentro de 2Hz ao 100KHz. Pode parecer um desperdício, mas é necessário para estender a resposta abaixo dos 20Hz. No sistema ele funciona a partir dos 15 Hz que é a resposta mínima do sistema selecionado e o divisor incorporado que também funciona como elemento anti ressonante, faz a resposta decair logo após os 100Hz sendo portanto um verdadeiro sub-woofer de qualidade. No passado acredito que o único sistema comercial conhecido era o VEF  Almaz   ВЭФ " Алмаз " ,  ( РВ-58 АД-Б ) fabricado na Lituânia e destinado à “Nomenklatura” Russa. Veja: http://www.novacon.com.br/audioafca2gu3.htm Sua característica sonora é típica de um SE e este funciona livre dos problemas das versões 800 Ohms.

Sua etapa de entrada é um misturador necessário constituído de uma ECC88 para a fusão dos sinais dos canais do amplificador anterior. Este misturador funciona como seguidor de catodo não alterando o nível de amplificação do primeiro pré-amplificador do amplificador estereofônico quadricanal. Este possui três potenciômetros que controlam os níveis de sinais oriundos do chassi estéreo e através do potenciômetro de fio em seus catodos excitam o amplificador com duas 6L6. Este possui um pentodo EF86 e um inversor com EL84 em ligação triodo.  Esta configuração fornece um sinal bem mais homogêneo, vigoroso e com maior nível de amplificação que outros tipos de inversor do tipo divisor de fase usando outras válvulas. A nosso ver uma vantagem evidente é que devido a forte realimentação no estágio, um impulsor mais eficiente se faz necessário graças à elevada transcondutância e baixa resistência interna e alta corrente de catodo.

Enfim eis o diagrama:

 

 

Unidade amplificadora de graves.

 

 

Fonte de alimentação: Vide comentário anterior.

 

 

Transformador de saída:

3810 Ohm dividido em duas seções de 952.5 Ohms.

Secundário único com 8 Ohms

Dimensões do ferro E I 118x96 EI 0150/156 empilhamento 55 mm ferro silício de grão orientado

Primário: dois enrolamentos de 1862 espiras distribuídas em 4 seções  fio esmaltado #27

Secundário: 246 espiras distribuídas em duas seções fio esmaltado #18

Sem Gap

Observar diagrama:

1,3,5,7,1a,3a,5a,7a = Primários;  2,4,6,2a,4a,6a = Secundários.

 

Montagem da ferragem nos PP

Transformador de Força:

 E I 118x96 EI 0150/156 empilhamento 80mm

Primário 127V = 265 espiras fio #23

Primário 220V = 460 espiras fio #

Secundário 2x 390V = 2x 905 espiras fio #29

Tomadas 2x 250V = 2x 585 espiras

6.3V 6 A CT  2x 7 espiras  fio #14

6.3 V 4 A  14 espiras fio #15

 

 

xxxxxxxxxxxxxxx

 

 

 

 

Sistema acústico.

 

O sistema acústico escolhido é composto por gabinetes devidamente selecionados de cujas características melhores se adéquam aos amplificadores sugeridos. Assim os gabinetes nº1 são ideais para a etapa de saída SE / EL84; os gabinetes nº2 desempenham grande resultado com as SE /6L6, e finalmente os gabinetes nº3 reúnem todos os quesitos necessários para operar no circuito Peterson & Sinclair.

A seguir dados construtivos e comentários sobre os mesmos.

 

Medidas gerais do gabinete nª 1

Trata-se de um gabinete aberto (open baffe) de fácil construção. Assim como o gabinete nª 2 está padronizado o uso de compensado ou MDF de 20mm. O sistema é baseado nos gabinetes alemães de alto desempenho usados na década de 50 os “3D Klang” anteriores à estereofonia; veja : http://www.novacon.com.br/audioafca2gu.htm  e  http://www.novacon.com.br/audiooutpre33b.htm . Utiliza dois falantes fisicamente iguais, mas de imã diferenciado o que altera a ressonância individual e enfatiza a resposta dos médio-graves e de presença, contribuindo para a Definição do Som. Os agudos são favorecidos pelo uso de dois tweeters do tipo piezoelétricos já naquela época bastante apreciados pela clareza. O som reproduzido é combinado com o do gabinete nº2 que é um tipo de suspensão acústica o que confere um “corpo” todo especial.Esta solução apresentada apresenta um controle de timbre sem igual, oriunda da relação diferenciada de amplificação entre os amplificadores EL84 e 6L6 e a variação proporcional entre eles. Some-se a isto a escolha de níveis para o mid-range e tweeter encontrado a caixa nº2. A construção deste gabinete não exige cuidados extraordinários, apenas o convencional de qualquer marceneiro especializado. A parte traseira é fechada com um painel perfurado tipo Eucatex para que se evitem pressões internas no gabinete. Sendo um baffle, só será desejado a não interferência entre as ondas sonoras produzidas pelas partes anterior e posterior dos falantes.

A gosto do cliente as partes internas poderão ou não ser forradas com painéis de feltro de 3 mm (ou carpete adequado) bastando apenas que o sejam duas paredes contíguas.

 

Sugerimos os falantes apresentados com o respectivo divisor de freqüências.

Dos falantes de 6” e um tweeter piezo.

 

Keybass: 1x 1K 6-55 CV; 1x K 6-73 CV + 2x tweeter piezo Leson

 

Ligação entre os falantes- gabinete 1.

xxxxxxxxxxxxxxx

 

 

Medidas gerais do gabinete nº2.

 

Estes gabinetes seguem as medidas gerais e a construção estabelecida nos gabinetes AR modelos da série 2 e 17.

A pequena caixa 25x17x20 deve ficar colada na parte traseira do painel 30x57 e totalmente estanque e livre de qualquer passagem de ar. O mesmo deve acontecer com a fixação do conjunto formado com a caixa 34x29x61. O principio da suspensão acústica é exatamente a estanqueidade absoluta.

Os falantes são colocados pela parte externa. Os furos devem ser adequados para os falantes usados, por isto não damos os valores. Os falantes ao serem aplicados devem ser colocados com massa de vedação do tipo borracha crua ou seladores semelhantes usados na indústria automobilística. O gabinete principal é forrado internamente com Eucatex isolante acústico ou algo semelhante com um mínimo de 2.5cm de espessura. A pequena caixa 25x17x20 é cheia com espuma plástica ou bolinhas de isopor usadas em embalagem. Neste último caso deveremos isolar o falante de médios para não haver passagem das bolas para o cone.

 

Logo abaixo damos uma sugestão para os falantes e divisor aplicáveis no projeto.

Woofer de 12” mid range 6” e tweeter domo.

 

Keybass: woofer K 12-147 ST;  mid bass KMB 6-102 PANTHER;  tweeter KT 305;

divisor Nenis DF203L.

 

 

Ligação entre os falantes - gabinete 2.

xxxxxxxxxxxxxxxx

 

 

Nota:

A polaridade do falante médios é necessariamente invertida. A do falante de agudos pode ou não ser invertida ao prazer do ouvinte.

 

O duplo par de caixas fornece o som principal. Ambos os conjuntos para melhor efeito devem ficar aproximadamente 1m entre eles de acordo com o desenho abaixo.

 

 

xxxxxxxxxxxxxxx

 

O Sub-Woofer

 

Subwoofer é um caso a parte. Várias formas podem ser utilizadas. Nossa intenção visa a compactação.

Revendo vários projetos de terceiros descobri o RiPole 30 – projeto patenteado por Axel Ridtahler – este sistema apesar de compacto e aberto, rebaixa a freqüência de ressonância do alto falante empregado. (foi escolhido um falante cuja ressonância ao ar livre é em torno dos 27 Hz). Ao montarmos no gabinete teremos s ressonância reduzida para os 20.7 Hz, que é a excelente resposta inicial do sistema.

A base teórica do sistema foi fornecida por Siegfried Linkwitz que projetou e experimentou vários dipolos similares.

O projetista Axel Ridtahler deste interessantíssimo subwoofer escolheu como elemento motriz a unidade RBS 512 abaixo especificada.

Impressões ao ouvir:

O RiPol 30 não é adequado para amplificadores de altíssima potência ou reprodução em altos volumes. Por outro lado, para um grave perfeito e limpo, daqueles que não se consegue localizar a fonte, o RiPol 30 é perfeitamente adequado. O nosso amplificador Peterson & Sinclair de 2X 6L6 é absolutamente adequado ao sistema e pode funcionar com um ou dois pares de unidades.

Este mesmo sistema é também adequado para:
- PC home cinema
- graves que não podem ser localizados
- extensão de graves em conjuntos eletrostáticos e falantes do tipo “full range”.

O empilhamento dos RiPol 30 oferece um alto volume de graves.

 

Abaixo damos dados construtivos do sistema RiPol 30 (Ridtahler-Polarized)

Partes e peças:

Medidas em milímetros

Estrutura do baffle sem a tampa de fundo e esquema de funcionamento e montagem

Detalhes construtivos

Note-se que o imã do falante fica alojado na tampa superior e deve ser selado com massa selante para evitar a passagem de ar por esta parte, o que quebraria o efeito bi-polar da unidade.

O Painel de base é removível sendo fixo apenas por parafusos enquanto todos os demais componentes são firmemente colados. Isto é feito para facilitar a montagem ou o reparo dos falantes quando necessário. As quatro lanças parafusáveis dão rigidez ao gabinete unitário e permitem o empilhamento com segurança. Seus comprimentos devem se adequar ao número de unidades empregadas.

Todas as unidades são construídas a partir de compensado ou MDF de 24mm à exceção dos painéis de montagem do falante que são constituídos por duas placas de 12mm.

Duas formas de utilização.

A forma vertical pode ser usada para posicionamento oculto na área de audição.

Montagem empilhada e esquema de funcionamento e montagem.

Note-se que neste caso a caixa superior tem um corte ou rebaixo (Parte em vermelho) para melhor acomodar o falante inferior.

Alto falante de características similares:

 

Keybass: KSW 12-147 PANTHER 23Hz

O alto falante fica mais ou menos centralizado no gabinete entre a face frontal e traseira. Este sistema cria uma polarização do som oriundo da parte traseira do falante e outra da parte frontal do mesmo sem que se misturem criando um som extremamente agradável e forte que complementa o sistema do par de caixas nº1 e nº 2 anteriormente descritos. 

O divisor de freqüências

O sistema Ripole apresenta uma ressonância entre os 200 e 300 Hz uma vez que não existe um curto circuito acústico no sistema. Usamos, portanto um divisor de freqüências especialmente preparado.

Um capacitor (220 uF) e uma indutância (1.5 mH) em série são colocadas em paralelo com os falantes. Estes componentes produzem o curto circuito necessário na área de ressonância dos falantes. A bobina em série na entrada do sinal, (4.7 mH) assegura uma queda de resposta gradual após os 100 Hz.

A resposta é plana dos 20Hz aos 100Hz.

Se desejar reforçar os graves em 25 Hz deveremos quadruplicar a potência de excitação. (+6dB)

Se desejar reforçar os graves em 30 Hz deveremos dobrar a potência de excitação. (+3dB)

 

Cabinet suggestion 1:
22 litre closed cabinet
with 53/34 Hz (-3dB/-8dB)
 
Cabinet suggestion 2:
85 litre bass reflex cabinet
with 2x HP100, 58 cm each
from 26/21 Hz (-3dB/-8dB).

4 Ohm:

RiPol RBS 512/4       Order No.: ga-gbs512      

and 8 Ohm:
RiPol RBS 512/8       Order No.: ga-gbs512      

  • Power handling (continuous/programme) = 100/200 W
  • Resonance frequency fs = 29 Hz
  • Impedance R = 4 Ohm
  • SPL = 87 dB (2.83V; 1m)
  • DC resistance Re = 3.5 Ohm
  • Electro-magnetic force factor BL = 16 N/A
  • Voice coil inductance L = 2.5 mH
  • Effective piston radiating area Sd = 531 cm2
  • Effective mechanical mass incl. air load 196 g
  • Equivalent volume of compliance Vas = 61 l
  • Q due to overall loss Qts = 0.42 (Qms=6.63, Qes=0.45)
  • Linear excursion xlin = +/- 6 mm
  • Cut-out diameter d = 287 mm
  • Overall diameter d = 311 mm


 

Cabinet calculations are based on an external resistance of 0.3 Ohm. If we don't have more recent loudspeaker information at hand, manufacturer's data is being used.

Ligação entre os falantes - gabinete 3.

 

xxxxxxxxxxxxxx

 

>>>>>>>>>>>>>