Segunda série

Brimar preamplifier

STC   Brimar Tube Manual #9

 

Iniciamos a descrição do pré-amplificador VP-10 através de seu controle de tonalidade, na verdade o segundo estágio deste conjunto. Conforme poderemos observar, este estágio é um derivado do circuito de Baxendall  com algumas modificações que foram levadas à efeito nos laboratórios da STC e da Thorn Radios  detentora da marca Brimar para válvulas. O circuito em questão é de segunda geração da mesma empresa e incorpora como novidade um duplo triodo especial ECC807 de baixa microfonia e fator de mérito (amplificação) de 150, o maior mu já proposto em uma válvula triodo de construção convencional.

Acreditamos que V. já tenha ouvido falar ou tido contacto ou descrição prévia do circuito em questão, mas agora o faremos de forma diferente e objetiva. O circuito Baxendall é basicamente uma ponte tal como a ponte de Wheatstone ou de Kirschoff  onde basicamente se procura o ponto nulo da mesma. Por uma questão de conveniência auditiva, e com base nos experimentos de Fletcher e Münson, convencionou-se a freqüência de 1kHz como o centro da sensibilidade do ouvido humano. A partir deste dogma convencionado de áudio partimos para dois ramos paralelos equilibrados: Um filtro passa baixas com término em 1kHz e um filtro passa altas com início em 1kHz. O filtro passa baixas é composto por R20, C12, RV2, C13 e R23. O filtro passa altas é composto por C15, RV1 e C16.

C10 e C17 são capacitores desacopladores de corrente contínua e C14 capacitor desacoplador de polarização de V2b. R21 e R22 são resistores de polarização de V2b e cuidadosamente escolhidos para ganhos idênticos a 1kHz pela malha superior (C15, RV1 e C16) e inferior (R20, C12, RV2, C13 e R23). Em tais circunstâncias, o ganho de tensão no estágio (sinal de entrada no pino 9 de V2a até a saída de sinal pino 3 de V2b) é sensivelmente igual à unidade,  não importa qual válvula seja usada. Na verdade o fator de amplificação apenas variará o ganho nos extremos da faixa em 20Hz e 20Khz. Ao usarmos uma 12AX7 no lugar de uma ECC807 neste circuito a variação será de 2 à 2.5dB de diferença nos extremos, absolutamente insensível ao ouvido para uso prático. 

O emprego dos capacitores C10 e C17 aqui usados são clássicos nos circuitos Baxendall, mas são omitidos nos demais circuitos da Brimar. Estes são sempre de idênticos valores. Neste caso faz-se uma exceção em função das diferenças de impedâncias em V2a e V2b devido à introdução de R19 na entrada da malha de tonalidade deste circuito.

Conforme observamos, V2a amplifica o sinal  e ao mesmo tempo fornece a realimentação negativa aos estágios anteriores. V2b fornece a realimentação negativa seletiva para atenuação do sinal em graves e agudos separadamente, ao cortar a realimentação, temos amplificação. O circuito proporciona baixíssima distorção e um acurado controle do desvio de fase, sendo por isto mesmo muito apreciado pelos audiófilos de primeira linha. 

Compare co controle de tonalidade com os originais de Baxendall demosntrados em http://www.novacon.com.br/audiooutpre40.htm.

O estágio de entrada é totalmente fora de padrão uma vez que a primeira unidade do duplo triodo, V1a, tem que lidar com fontes de 10 mV de cabeças magnéticas de gravador e microfones até 400mV oriundos de sintonizadores de rádio tendo que fornecer o mesmo nível de saída para o amplificador de potência. Para tal foi adotado um sistema bastante exótico através de um processo de realimentação de sinal proveniente da segunda metade do primeiro duplo triodo, V1b, é injetado via catodo para V1a.  O sistema funciona de forma interessante: o sinal injetado em V1a, é amplificado e injetado em V2a, que retorna via malha de compensação à V1b , que dosa o ganho de V1a, operando de forma semelhante a um compressor dinâmico ou um controle automático de ganho do tipo usado nos circuitos anti-fading os receptores de rádio.

Na configuração proposta, o fator de amplificação da válvula determina o campo de variação dos ganhos possíveis. O emprego de uma válvula de menor mu como a 12AX7 pode vir a limitar em parte a dinâmica musical na faixa de áudio mas devemos experimentar. Afinal apenas a primeira metade (V1a) produz amplificação. V1b é apenas um seguidor de catodo.

Um bom começo seria reduzir os valores de R5, R6, R7 e R8 par 70% de seus valores estipulados.

 

12AX7 tone control circuit

STC   Brimar Tube Manual #8

 

Curva de resposta do controle de tonalidade

 

Gráfico mostra pequena superposição nas freqüências médias

Conclusões sobre o circuito: O circuito proposto tem seu ganho praticamente independente do fator de amplificação das válvulas empregadas.

 

 

Considerando a acessibilidade de componentes no mercado, e levando em consideração a proposta da própria Brimar em seu Manual #8. propomos as modificações expostas.

As alterações apresentadas não comprometem o desempenho original do circuito.

 

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Brimar VA12 Amplifier

Complemento do pré-amplificador acima.

 

STC   Brimar Tube Manual #9

 

Proposta para distribuição de componentes no chassis.

 

Circuito VA12

Apesar da aparente complexidade do circuito apresentado, trata-se de mais uma versão com base nos LEAK e Mullard com inversor “cauda longa”. Este usa no estágio inicial  o duplo triodo ECC807 no lugar das EF86, EF36 ou EF40 utilizados em outros amplificadores. Na verdade a utilização da ECC807 em acoplamento direto propicia altíssimo ganho ao estágio, mas amansados por R5 e R6. As ligações dos resistores em pontos não convencionais nas polarizações das válvulas visa apenas equilibrar as polarizações das mesmas de forma crítica. A meu ver, este é um ponto fraco do circuito uma vez que  o alto ganho da válvula e a configuração exótica cria um ponto de rápida degradação da qualidade de áudio devido a exigência de polarização por pontos críticos não estáveis. Na verdade o único ponto estável é apresentado pelo diodo Zener no catodo da V1a, mas é dispensável.

A EL 506 corresponde a nomenclatura européia da 7868,  Um desenvolvimento da EL12. Veja http://www.novacon.com.br/audiosval3.htm

Se o leitor quiser montar um sistema semelhante, sem qualquer perda de desempenho e até com mais confiabilidade, apresentamos as modificações no estágio excitador para uso de duas 12AX7(ECC83). Substituímos a primeira válvula, e repolarizamos sua grade de sinal . Eliminamos o Zener e fizemos o convencional, resistor de catodo; mantivemos a entrada do segundo estágio inalterado. Modificamos a etapa de “cauda longa e formamos o original inversor Schmidt. Daí para frente nada mais foi alterado. Por uma questão de conveniência dadas as dificuldades em se obter 7869/EL506 ou a 7591 da mesma família, mesmo as de nova edição, sugerimos opções de válvulas. As EL34  são mais baratas, mais fáceis de serem achadas e mais resistentes além de possuírem características mais próximas às EL 506. Portanto a EL34 é a melhor das opções apesar do som um pouco mais “estridente” O resultado, porém não é grandemente perceptível devido à mudança na entrada do inversor Schmidt. Introduzimos um resistor, eliminamos quatro e introduzimos mais um condensador e dispensamos um Zener de função desnecessária. O equipamento se presta também para uso como amplificador de guitarra.

 

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