I - Amplificadores Profissionais Philips/Valvo/Mullard

1)          Para 35W

PHILIPS 35W "Kraftverstärker" – Original –

Duas opções de enversores de fase.

 

DADOS CONSTRUTIVOS DOS TRANSFORMADORES:

 

SAÍDA: NÚCLEO « EI » GO 79 X 95 mm ; JANELA : LARGURA 16 mm ; ALTURA 47 mm ; SEÇÃO 12.5 cm2

N1 = 2 X 830 ESPIRAS FIO #33

N2 = 4W = 83 ESPIRAS FIO #16  ; 8W = 124 ESPIRAS FIO #16 ; 16W = 166 ESPIRAS FIO # 18 .

N3 = 150 ESPIRAS FIO #32

N4 = 100 ESPIRAS FIO #28

FORÇA: NÚCLEO « EI » 95 X 114 mm ; LARGURA 19 mm ; ALTURA 57 mm ; SEÇÃO 15 cm2

N5 = 220V AC 460 ESPIRAS FIO #25

N6 = 6.3V / 4A ; 2 X 7 ESPIRAS FIO #15

N7 = 2 X 300V / 225 mA ;  2 X 700 ESPIRAS FIO #29

N8 = 4V / 3.75A ; 9 ESPIRAS FIO #15

CHOQUE: EI » 56 X 68 mm ; LARGURA 11 mm ; ALTURA 33 mm ; SEÇÃO 9 cm2  ENTREFERRO 0.1 mm

N9 = 1200 ESPIRAS FIO #33

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“35 WATT KRAFTVERSTARKER”

“Amplificador Profissional”

Modificação Argentina "F.A.P.E.S.A."

 

Novo jogo de válvulas e correção nos resistores R11, R12, R15 e R17 da 6SN7.

Nota:  –  O amplificador acima é contemporâneo dos famosos Williamsom.

A utilização das 6SN7 tem algo a ver com isto. Na verdade è um amplificador com saída em pentodo, dispensando o estágio 6SN7 em push pull resultando daí um amplificador mais fácil de  montar e logicamente mais estável.

O autor andou testando mesmo circuito concluindo por optar pelo inversor de fase original dos Williamsom.

 

Modificações recomendadas.

1)          À esquerda inversor original Williamsom. À direita modificações testadas no 35W Kraftverstarker.

 

2)          Considerando-se que o amplificador proposto já possuía “filtro de rumble” (Cx C8) e um simples controle de tonalidade realimentado para o chiado,(note-se pequena diferença do circuito original) decidi incrementar o amplificador para ficar como monitor de reprodução para discos de 78 rotações. P.S.: A variação de circuito envolvendo ECH21 etc. está demonstrado em: “Construa seu Amplificador” http://www.novacon.com.br/audioconst2.htm  Old European Technology   

Nos anos 60 resolvi montar uma unidade deste amplificador anexando-o a uma caixa acústica tipo bass reflex de projeto Goodmans e a um toca discos Garrard tipo RC80 com cápsula de relutância variável obtida de um toca discos VM instalado num Super Auditorium da Standard Electric.  O amplificador inicialmente publicado em 1947, mesma época do Famoso Williamsom era então concorrente do mesmo no “mercado de montagens”. Inúmeras publicações o incluíram em suas páginas. Decidi então incluir sem modificar o circuito original além das mudanças propostas no inversor de fase, um circuito de tonalidade compatível e um pré-amplificador para cápsulas magnéticas. Uma vez que o circuito em mente não tinha pretensões em ser um amplificador universal mas apenas um monitor para discos de 78, a alteração ficou como segue abaixo:

Eliminamos a primeira 6SJ7 e em seu lugar pusemos uma 6SC7 tradicional do circuito UPX003. O controle de tonalidade era uma sugestão da Wireless World para amplificadores sem o estágio de amplificação extra.

 

Novo diagrama proposto para a entrada.

1 e 2 ligam–se nos pontos respectivos do diagrama FAPESA  Elementos internos aos quadrinhos em vermelho são eliminados.

 

 

Como complemento, detalhe de uma publicação Wireless World de 1945 para uso de ECH 21 para inversor de fase.

 

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