Bottlehead Paramour II

 

PARAFEED OUTPUT W/ CAMILLE CASCODE LOAD AMPLIFIER

 

 

 

Neste segmento sobre a 2A3 não poderia deixar de apresentar um dos mais recentes amplificadores comercializados.

Este amplifiador fornece 3.5Watts com muita classe, e é relativamente simples de montar.

Vejamos este circuito muito simples e bem elaborado um pouco antes de entrarmos no Cobramatic.

 

Iniciamos apresentando o diagrama esquemático do Kit Paramour II desenvolvido por Paul Joppa da Bottlehead Co.

O amplificador possui um circuito básico, mas apresenta duas curiosidades. A primeira delas é a carga a ½ 12AT7 que é uma carga ativa desenvolvida para manter a corrente constante no catodo da ½  12AT7. Isto proporciona m maior ganho e maior linearidade não apenas na resposta de freqüência como também na variação dinâmica de amplificação reproduzindo melhor as variações dos sinais de entrada. Esta carga ativa de tipo Camille Cascode foi batizada de C4S.  Os LEDs comprovam o funcionamento durante a operação.

A outra curiosidade também não muito normal é a saída em “parafeed” ou áudio de alimentação paralela. Nela se utilizam um choque Magnequest BCP-15 de 40H 150ma que passa a ser a carga da válvula, um capacitor de 3.3uF/600V de poliéster (alta isolação) que permite apenas corrente alternada no transformador de saída de 3.5K de impedância primária e 42H de indutância interna. Para resposta sem problemas de saturação e espectro amplo na alta freqüência, foram usados no choque e no transformador de saída o gap (entreferro) convencional dos transformadores Single Ended.

A vantagem da utilização desta configuração é que ambos são otimizados para a melhor resposta não havendo saturação do ferro com perda de resposta de freqüências nas potências mais elevadas. A outra grande vantagem é o fato de não haver oscilação de AC induzida pela rede na etapa de saída que seja detectada diretamente pelo transformador de saída, reduzindo, portanto o zumbido substancialmente.  A ressonância natural entre os bobinados dos transformadores e  capacitor de acoplamento, estende a resposta para as baixas freqüências. Além do mais, a variação de tensão no primário do transformador de saída facilmente ultrapassa a tensão de alimentação oferecendo uma melhor dinâmica às variações de nível musical.

A desvantagem natural é o fato de ter que ter dois transformadores (o choque e o transformador propriamente dito) na etapa de saída, o que aumenta o custo, mormente em potências muito elevadas.

Todas as etapas de montagem poderão ser visualizadas em: http://www.wardsweb.org/audio/paramours.html .

 

Nota: sugerimos a utilização de dois transformadores A3.2-48-20 da Valvestate na etapa de saída. Um deles utilizado apenas como choque, desprezando-se as ligações do secundário. Neste caso, a titulo comparativo V. poderá optar pela saída direta a transformador ou a saída “parafeed”, comparando de ouvido as diferenças entre ambas.

Para transformador de força minha sugestão será utilizar o TF65VA da Valvestate também e usar o enrolamento da EZ81 para a 12AT7 e o outro enrolamento para uma 6B4G/6C4C que é absolutamente igual à 2A3 com filamento de 6volts. A outra opção é usar uma EL34/6CA7 em conexão triodo conforme demonstrada em: http://www.novacon.com.br/audio2a3amp.htm

 

O amplificador de Paul Joppa Paramour II

 

 

Carga ativa de tipo Camille Cascode C4S montada em circuito impresso

 

Paul Joppa recomenda o preamplificador Foreplay III , este projeto de George Wright é uma adaptação do pré da RCA em que colocaram quatro entradas e foram utilizados potenciômetros de chave tipo Alps  http://www.novacon.com.br/audiooutpre20.htm , http://www.novacon.com.br/audiooutpre20b.htm  , http://www.novacon.com.br/audiooutpre20c.htm e http://www.novacon.com.br/audiooutpre20d.htm

 

 

E eis o diagrama:

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Continua >>>>>>>>