FAG - O elo de ligação

 

Aqui mostramos outro desenvolvimento paralelo Trata-se da Geodeziya ou “FAG” (Fabrika Apparaty  Geodeziya)

 Esta como as Pionir  e as primitivas FED possuem sempre objetivas 3.5/50mm e obturador em plano focal de 1/20 a 1/500 com B. Também inciaram a produção experimental em 1934  e foram ate 1938.

 FAG ou Geodeziya de primeiro modelo

As FAGs se diferenciavam das Pionir GOI basicamente na construção do telêmetro que nestas ultimas eram bem mais simples uma vez que toda a caixa superior continha o telemetro em lugar do sistema de tubo quadrado usado nas FED, Pionir, estes dirtemente herdados da Leica.  Outra característica  era a não intercambiabilidade da objetiva, pois esta câmara destinava-se ao mercado amador. 

Primeira versão com terentor de infinito tipo “taco de hockey” . Cromo brilhante

segunda visão do mesmo modelo. Acabamento em cromo fosco

visão superior da peça anterior

Segunda variante. Objetiva sem trava fixação por três parafusos

Ainda outra visão da segunda variante. Esta em cromo brilhante

Terceira visão da mesma unidade

Em 1935 apresentou-se um único protótipo que foi demonstrado na revista “Sovietskoe Foto” Este modelo tinha o dorso totalmente removivel foi a 3ª variante apesar de não ter sido produzida. Este principio foi sugerido pelo fato deste produto se destinar ao mercado amador. Foi adotado na terceira geração de protótipos da FED 2  e na Zorki 3 de 1951

Aqui apresentamos a mais importante das versões a 4ª variante.

Sempre com o mesmo tipo de objetiva e gravado da mesma forma:

Z-D Geodesiya 1:3,5 F=50mm

Este modêlo introduziu a òptica  cambiável no mesmo padrão Leica e o mais admirável!Um periscópio para focalização pela objetiva  tornando-se uma câmara reflex com mecânica tipo Leica. A verdadeira ancestral da Zenit . Isto em 1937! Com corpo em tudo similar a Leica primitiva

Vista da parte superior da FAG variante 4 onde se vê o periscópio normalmente tomado pela sapata nas Leicas sem telêmetro.

 

Curiosidade  

O sucesso da FED era imenso, isto levou  o Sr. D. Burnimov a projetar uma câmara para crianças. Logo a Cooperativa de brinquedos Koop-Igrushka (1935) e posteriormente a Fabrika Gorbunov, (1941),  produziram centenas de unidades deste “brinquedo” para crianças. Ambas tinham características semelhantes e eram câmaras de 35mm  24x36 mm com carga do filme no escuro.(50 poses).  Seus nomes: Yura e Fedetta  respectivamente,  Objetiva menisco “Monokl”  11 de 60mm. + obturador fixo 1/30.+ B . A mecânica de tração do filme era totalmente semelhante a Leica  Compur!  Muito melhor que as maquininhas atuais em plástico. Se V. compra uma Leica Compur por 20.000 dolares, -quanto vale uma Fedetta? E uma Yura? ....Hummm.....  Eis mais uma antecipação! A câmara descartável em 1935!  Corpo em madeira e detalhes em metal. 

        

Volta